Posologia de ultrase

ULTRASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ULTRASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ULTRASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A atividade enzimática de ULTRASE Cápsulas e ULTRASE MT Cápsulas é expressa em unidades USP. A menor dose efetiva deve ser ajustada de acordo com a severidade de insuficiência pancreática exógena. Iniciar a terapia com uma ou duas cápsulas às refeições a ajustar a dosagem de acordo com os sintomas. O número de cápsulas ou dosagem administrada às refeições deve ser estimada através de análise das doses que minimizam a esteatorréia e mantenha um bom estado nutricional. As dosagens devem ser ajustadas de acordo com a resposta do paciente. Quando for difícil engolir a cápsula, esta pode ser aberta e as microesferas ou microcomprimidos podem ser adicionadas a uma pequena quantidade de um alimento mole (por exemplo, purê de maçã, gelatina, etc.), que não requeira mastigação, engolindo-se rapidamente. Recomenda-se que a dose total de pancrelipase sendo ingerida em uma refeição seja distribuída igualmente (com líquidos) antes, durante e após a refeição.

Sugestões para o Uso de Enzimas Pancreáticas na Fibrose Cística
-Os pacientes devem estar recebendo uma dieta otimizada para a sua idade a estado clínico, reconhecendo que aqueles com insuficiência ou má nutrição requerem calorias adicionais e outros nutrientes para recuperar o crescimento.
-A análise nutricional deve ser parte das avaliações clínicas de rotina.
-A dose inicial de suplementos de enzimas pancreáticas deve iniciar com 500U de lipase/Kg/refeição utilizando-se produtos contendo microcápsulas com revestimento entérico.
-Os pacientes devem ser reavaliados 2 – 4 semanas após o inicio de terapia. Os seguintes itens devem ser verificados:
-Estado clínico, por exemplo, sintonias abdominais e exames
-Ingestão nutricional e crescimento (altura, peso, circunferência da cabeça)
-Características das fezes: gordurosas, oleosas (para informação, não para tomada de decisão);
-Quantificação de gordura fecal de 72 horas, quando indicado, mas pelo menos uma vez ao ano (realizar em uma dieta normal para a idade)
-Determinações de vitaminas lipossolúveis.

Sugestões de doses:
-A dose deve ser aumentada gradativamente de acordo com a resposta do paciente.
-Uma dose de aproximadamente 2.000 U de lipase/Kg/refeição pode indicar a necessidade de mais análises (ver abaixo). Os pacientes presentemente com doses mais altas devem ser reavaliados; deve se considerar tanto a diminuição imediata ou reduzir aos poucos ate um limite de dose de 2.000 U de lipase/Kg/refeição ou inferior. Doses > 6.000 U de lipase/Kg/refeição podem estar associadas a estreitamento colônico.
-Suplementos pancreáticos misturados com purê de maça ou outros alimentos ácidos devem ser administrados imediatamente, não devendo ser guardados.
-Os microcomprimidos com revestimento entérico não devem ser triturados.
-As doses de enzimas (em U lipase/Kg/refeição) tende a diminuir com o aumento de idade.
-Os pacientes devem somente aceitar medicamentos prescritos.
-O ajuste de dose é de responsabilidade do médico. Os pacientes devem ser avisados para não ajustarem as doses sem consultar o seu médico. Alterações de produtos podem requerer um período de adaptação.
-As consultas pelo telefone devem ser investigadas antes de se efetuar um ajuste de dose.
-Suplementos pancreáticos devem ser armazenados em um local fresco a seco a devem ser verificados regularmente quanto à data de validade.