Advertências unoprost

UNOPROST com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de UNOPROST têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com UNOPROST devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Hipotensão Postural/ Síncope
Assim como todos outros alfabloqueadores, um percentual muito pequeno de pacientes apresentou hipotensão postural evidenciada por tontura, fraqueza ou, raramente, perda de consciência (síncope), principalmente no início da terapia. Quando for instituída uma terapia com qualquer alfabloqueador eficaz, o paciente dever ser informado sobre como evitar os sintomas decorrentes da hipotensão postural e quais medidas de suporte devem ser adotadas no caso dos sintomas se desenvolverem. O paciente deve ser orientado a evitar situações em que posa se ferir caso sintomas como tontura ou fraqueza ocorram durante o início do tratamento com UNOPROST®.

Uso com inibidores de PDE-5 (fosfodiesterase tipo 5)
O uso concomitante de UNOPROST® com inibidores da PDE-5 deve ser feito com cautela já que, em alguns pacientes, pode ocorrer hipotensão sintomática.

Insuficiência renal
Uma vez que a farmacocinética de UNOPROST® permanece inalterada em pacientes com insuficiência renal e não existam evidências de que UNOPROST® agrave a insuficiência renal existente, as doses usuais podem ser administradas nestes pacientes.

Insuficiência hepática
Assim como ocorre com qualquer fármaco que seja completamente metabolizado pelo fígado, UNOPROST® deve ser administrado com cautela em pacientes com evidências de insuficiência hepática (vide “Propriedades farmacocinéticas”).

Síndrome intraoperatória da íris frouxa (IFIS)
Síndrome intraoperatória da íris frouxa (IFIS- uma variação da síndrome da pupila pequena) foi observada em alguns pacientes que estavam em tratamento ou que foram previamente tratados com medicamentos bloqueadores alfa-1. A IFIS pode aumentar a incidência de complicações durante cirurgia. O cirurgião oftálmico deve ser alertado com antecedência à cirurgia em relação ao uso corrente ou a utilização anterior de alfabloqueadores pelo paciente.

Priapismo
Ereções prolongadas e priapismo foram relatados com bloqueadores alfa-1, incluindo UNOPROST® em experiência pós- comercialização. No caso de uma ereção persistente por mais de 4 horas, o paciente deve buscar assistência médica imediata. O priapismo quando não tratado imediatamente, pode resultar em danos ao tecido do pênis e na perda permanente de potência.

Uso em crianças
A segurança e eficácia de UNOPROST® ainda não foram estabelecidas em crianças. Portanto este medicamento não dever administrado a pacientes pediátricos.

Uso em idosos: não há recomendação específica para essa faixa etária. A dose ususal recomendada para adultos pode ser administrada para pacientes idosos.

Uso durante gravidez e lactação
Embora não tenham sido observados efeitos teratogênicos com a doxasozina em estudos com animais, observou-se uma redução da sobrevivência fetal em animais tratados com doses extremamente altas. Estas doses equivalem a aproximadamente 300 vezes a dose máxima recomendada para humanos. Estudos em animas demonstraram que a doxazosina acumula no leite materno. Como não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas ou lactantes, a segurança do uso de doxazosina nestas condições ainda não foi estabelecida. Dessa forma, durante a gravidez ou lactação, a doxazosina deve ser utilizada quando, na opinião do médico, os potenciais benefícios superarem os potenciais riscos.
UNOPROST® é um medicamento classificado na categoria C de risco de gravidez.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas
A habilidade em atividades como operar máquinas ou dirigir veículos pode ser prejudicada, especialmente no início da terapia com UNOPROST®. O paciente não deve tomar bebidas alcoólicas durante o tratamento com UNOPROST®.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.
Como este medicamento contém lactose, seu emprego não é recomendado em pacientes com doenças hereditárias raras de intolerância à galactose, deficiência de lactase de Lapp ou má absorção de glicose-galactose.