Características farmacológicas uroctrim

UROCTRIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de UROCTRIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com UROCTRIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uroctrin por suas ações bactericida e analgésica local sobre as mucosas inflamadas das vias urinárias, é utilizado para o tratamento específico das infecções geniturinárias, atenuando rapidamente a dor à micção, a sensação de ardor e a polaciúria. Seus dois componentes antibacterianos agindo sinergicamente, bloqueiam duas enzimas que catalisam estágios sucessivos do ácido folínico no microorganismo.
Este mecanismo usualmente produz uma atividade bactericida “in vitro” em concentrações que são apenas bacteriostáticas para cada um dos componentes. Além disso, é frequentemente eficaz contra microrganismo que são resistentes a um dos seus componentes.
Por causa de seu mecanismo de ação, o risco de resistência bacteriana é minimizado. O efeito antibacteriano “in vitro” atinge um amplo espectro de germes gram-positivos e gram-negativos. O cloridrato de fenazopiridina, responsável pelo efeito analgésico, é de grande utilidade nas infecções das vias urinárias. Por seu efeito emoliente nas mucosas inflamadas produz rápida diminuição da disúria, do ardor e da polaciúria. Algumas horas após a ingestão do medicamento, a urina adquire uma coloração vermelho- alaranjada.
Tal fenômeno não tem maior significado, podendo ser, no entanto, um meio indireto de controle da adequada utilização de terapêutica.

Farmacocinética: As propriedades farmacocinética da trimetoprima (TM) e do sulfametoxazol (SMZ) são muito semelhantes.

Absorção: Após administração oral,TM e SMZ são rápida e quase completamente absorvidos na porção superior do trato gastrintestinal. Após dose única de 160mg de TM + 800mg de SMZ, picos de concentração plasmática de 1,5-3 μg/ml para TM e
40-80 μg/ml para SMZ são obtidos dentro de 1 a 4 horas. Se a administração for repetida a cada 12 horas, a concentração estabiliza- se nesse nível.

Distribuição: O volume de distribuição de TM é cerca de 130 litros e do SMZ é cerca de 20 litros. Ambas as substâncias são excretadas no leite materno. Concentrações no leite materno são similares (TM) ou mais baixas (SMZ) do que as concentrações no plasma materno.

Eliminação: As meias-vidas dos dois componentes são muito semelhantes (em média de 10 horas para TM e 11 horas para SMZ). Ambas as substância, assim como seus metabólitos, são eliminadas quase exclusivamente por via renal através de filtração glomerular e secreção tubular, o que determina concentração urinaria das substancia ativas consideravelmente mais altas do que a concentração no sangue. Apenas uma pequena parte das substancia é eliminar por via fecal. Após a dose de 600mg de fenazopiridina, cerca de 90% aparecem na urina ao fim de 24horas; 41% sob forma não-modificada, 18% como N-acetil-p- aminoferol, 24% como p-aminoferol e 7% como anilina.

Farmacocinética em condições clínicas especiais: A eliminação pode ser prolongada no idoso e nos pacientes com comprometimento renal grave, o que requer ajuste da posologia nesses casos.