Reações adversas uroctrim

UROCTRIM com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de UROCTRIM têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com UROCTRIM devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os seguintes efeitos adversos têm sido descritos (em ordem de frequência): efeito colateral gastrintestinal: náuseas (com ou sem vômitos), estomatite, diarreia, raros casos de hepatite e casos isolados de enterocolite pseudomembranosa. Casos de pancreatite aguda têm relatado. Rashes cutâneos induzidos por Uroctrin são geralmente leves e rapidamente reversíveis após suspensão da medicação. O uso de Uroctrin tem sido, em alguns casos, relacionado ao surgimento de eritema multiforme, fotossensibilidade, síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica (síndrome de lyell). Casos raros de comprometimento renal e insuficiência renal (por exemplo, nefrite intersticial) e cristalúria foram reportados. Sulfonamidas, incluindo Uroctrin, podem levar à diurese aumentada, particularmente em pacientes com edema de origem cardíaca. A maioria das alterações hematológicas observadas são leves e assintomáticas, sendo reversíveis com a suspensão de medicação. As alterações mais comumente observadas foram leucopenia, neutroperia, trombocitopenia. Muito raramente podem ocorrer agranulocitose, anemias megaloblásticas, hemolítica ou aplásica, pancitopenia ou púrpura. Podem aparecer reações alérgicas em pacientes hipersensíveis aos componentes de Uroctrin. Raramente observou-se febre e edema argioneurótico. Infiltrações pulmonares, tais como ocorrem na alveolite alérgica ou eosinofilica, raramente foram reportados. Estes podem manifestar-se através de sintomas como tosse ou respiração ofegante. Se tais sintomas forem observados ou inesperadamente apresentarem uma piora, o paciente deve ser reavaliado e a suspensão do tratamento com Uroctrin considerada. Raros casos de meningite asséptica ou sintomas semelhantes à meningite têm sido descrito. Muito raramente, alucinações têm sido relacionadas ao uso de Uroctrin.

Interferência em exames de laboratório: Uroctrin, especificamente o componente trimetoprima, pode alterar a dosagem de metotrexato sérico quando se usa a técnica de ligação protéica competitiva, utilizando como ligante protéico a diidrofolato redutase bacteriana. Entretanto, se a dosagem é feita por radioimunoensaio, não se observa qualquer interferência. A presença de TM e SMZ pode também interferir com os resultados de dosagem de creatinina realizada com a reação de picrato alcalino de Jaffé, ocasionando um aumento de cerca de 10% aos valores da faixa de normalidade.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.