Posologia de ursacol

URSACOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de URSACOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com URSACOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A disponibilidade das apresentações de 50, 150 e 300 mg permite que se adote diferentes esquemas posológicos de acordo com cada indicação clínica específica. Para uso prolongado, com o intuito de se reduzir as características litogênicas da bile, a posologia média é de 5 – 10 mg/kg: na maior parte desses casos, a posologia média diária fica entre 300 e 600 mg ou seja, 2 a 4 comprimidos de 150 mg ao dia ou podendo ser utilizado 1 comprimido de 300 mg 2 vezes ao dia (pela manhã e a noite).
Para se manter as condições ideais para a dissolução de cálculos já existentes, a duração do tratamento deve ser de pelo menos 4 a 6 meses, podendo chegar a 12 meses ou mais.
Nos sintomas dispépticos e no tratamento de manutenção, geralmente são sufi cientes doses de 50 mg, 3 vezes ao dia ou 150 mg 2 vezes ao dia. Estas doses podem ser modificadas a critério médico, particularmente considerando-se a ótima tolerabilidade do produto que permite, de acordo com cada caso, adotar doses sensivelmente maiores.
Na terapêutica litolítica associada ao ácido quenodesoxicólico, as doses de ácido ursodesoxicólico devem ser ajustadas à critério médico considerando que a associação deve alcançar a dose de 10 a 15 mg/kg/dia.
Terapêutica coadjuvante na litotripsia extracorpórea:
8 mg/kg/dia, associado ao ácido quenodesoxicólico
7 mg/kg/dia, de 2 a 3 semanas antes até 1 mês após a intervenção.
Cirrose biliar primária: estágios I a III: a dose de ácido ursodesoxicólico deve ser de 12 a 15 mg/kg/dia.
Cirrose biliar primária estágio IV com bilirrubinemia normal: iniciar o tratamento com a dose normal de 12 a 15 mg/kg/dia; deve ser realizado controle da função hepática.
Cirrose biliar primária estágio IV com bilirrubina sérica aumentada: iniciar o tratamento com a metade da dose normal, 6 a 8 mg/kg/ dia. Em seguida, deve-se acompanhar a função hepática durante algumas semanas (entre duas a seis semanas). Caso não seja constatado agravamento da função hepática (FA, ALT, gama-GT, bilirrubina), a dose pode ser aumentada até o nível habitual.
As demais funções hepáticas devem ser controladas novamente após algumas semanas. Caso a função hepática permaneça estável, o paciente pode continuar com esta dose por longo prazo. Todos estes esquemas posológicos ficam facilitados ajustando as administrações de comprimidos de 50, 150 ou 300 mg de acordo com a dose diária total.
A dose diária deve ser administrada via oral em 2 ou 3 vezes, dependendo da apresentação utilizada, após as refeições. Poderá ser administrada a metade da dose diária após o jantar. Ingerir os comprimidos com um copo de água ou de leite. A ingestão antes de deitar estimula o ciclo enterohepático e aumenta a eficácia.