Advertências utrogestan

UTROGESTAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de UTROGESTAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com UTROGESTAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



-Este medicamento não trata todas as causas de aborto espontâneo precoce e, particularmente, não tem ação sobre abortos provenientes de transtornos genéticos (que correspondem a mais da metade das causas de aborto).
-O tratamento com Utrogestan®, por recomendação, não é um contraceptivo.
-Monitorar pacientes que apresentem alguma condição que possa ser agravada pela retenção de líquidos (distúrbios cardíacos ou renais), epilepsia, depressão, diabetes, cisto ovariano, disfunção hepática, asma brônquica, intolerância a glicose ou enxaqueca.
-Não é recomendável dirigir ou operar máquinas após a administração deste medicamento.
-A ingestão concomitante do medicamento com alimentos pode aumentar a biodisponibilidade da progesterona. Utrogestan® não deve ser administrado com alimentos.

Uso na gestação
Categoria de risco gestacional: A.”Em estudos controlados em mulheres grávidas, o fármaco não demonstrou risco para o feto no primeiro trimestre de gravidez. Não há evidências de risco nos trimestres posteriores, sendo remota a possibilidade de dano fetal”.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica.