Modo de usar uxalun

UXALUN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de UXALUN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com UXALUN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A reconstituição da solução de Uxalun ™ (oxaliplatina) e a sua manipulação devem obedecer aos cuidados especiais preconizados para todos os medicamentos citotóxicos. Uxalun ™ (oxaliplatina) deve ser reconstituído e diluído antes do uso. A preparação da solução deve ser feita por um especialista treinado, em condições que garantam a proteção do ambiente bem como o manuseio pessoal de fármacos.
A reconstituição da solução deve ser realizada somente com água para injetáveis ou solução de glicose a 5%:
– Uxalun ™ (oxaliplatina) 50mg: adicionar ao produto liofilizado 10 mL a 20 mL de solvente para obter uma concentração final de 5,0mg/mL a 2,5 mg/mL de oxaliplatina, respectivamente;
– Uxalun ™ (oxaliplatina) 100mg: adicionar ao produto liofilizado 20 mL a 40 mL de solvente para obter uma concentração final de 5,0mg/mL a 2,5 mg/mL de oxaliplatina, respectivamente;

As soluções reconstituídas podem ser conservadas no frasco original por 48 horas no frasco original em uma temperatura controlada (temperatura entre 2° a 8°C). Para infusão do produto, as soluções reconstituídas devem ser subsequentemente diluídas em 250 mL ou 500 mL de solução de glicose 5 %.
Essas novas soluções podem ser estocadas por 24 horas em temperatura inferior a 25°C. A inutilização das sobras do medicamento e de todo o material que entre em contato com o mesmo deve obedecer às recomendações vigentes para o tratamento de resíduos citotóxicos.

Recomendações especiais
Qualquer solução reconstituída mostrando evidência de precipitação não deve ser usada e deve ser descartada seguindo os procedimentos descritos para o descarte de resíduos citotóxicos.
Caso o concentrado de oxaliplatina ou a solução reconstituída para infusão entrem em contato com a pele ou com membranas mucosas, deve-se lavar e enxaguar a região atingida imediatamente com água corrente em abundância.
Uxalun ™ (oxaliplatina) não deve ser usado em associação com drogas, soluções alcalinas ou cloretos, incluindo cloreto de sódio, em qualquer concentração.
Uxalun ™ (oxaliplatina) não deve ser misturado com outros medicamentos.
Uxalun ™ (oxaliplatina) pode ser degradado, caso entre em contato com alumínio.