Modo de usar vancomicina

VANCOMICINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VANCOMICINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VANCOMICINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Adicionar 10mL de água estéril para injeção ao frasco de vancomicina 500mg. Antes da administração, a solução reconstituída precisa passar por diluição posterior. A solução reconstituída contendo 500mg de vancomicina deve ser diluída em pelo menos 100mL de diluente. A dose desejada, diluída desta maneira, pode ser administrada por infusão intravenosa intermitente por um período de no mínimo 60 minutos.

Orientações para diluição:
-Agite o frasco-ampola ainda fechado para soltar o pó do fundo, com batidas leves;
-Retire o lacre do frasco-ampola e faça a desinfecção da tampa de borracha com algodão e álcool 70%;
-Injete o diluente em turbilhão no interior do frasco-ampola para propiciar uma homogeneização mais efetiva;
-Aspire o conteúdo e retire as eventuais bolhas da seringa, expulsando o ar e deixando somente a solução;
-Troque a agulha;
-Despreze o frasco-ampola no descarte apropriado.

Compatibilidade com soluções intravenosas: As soluções que são diluídas com solução de glicose a 5% ou solução de cloreto de sódio a 0,9% podem ser armazenadas em refrigerador por até 14 dias, sem perda significante da potência.
Soluções diluídas com os diluentes abaixo relacionados podem ser armazenadas em refrigerador por até 96 horas:
Glicose a 5% em cloreto de sódio a 0,9%
Injeção de Ringer lactato
Injeção de Ringer acetato
Injeção de Ringer lactato em glicose 5%
A solução de vancomicina tem um pH baixo e pode provocar instabilidade química ou física quando misturada com outros compostos.
As soluções parenterais devem ser inspecionadas visualmente para a existência de partículas e mudança de cor da solução antes da administração.