Posologia de vancomicina

VANCOMICINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VANCOMICINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VANCOMICINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reações relacionadas com a infusão estão relacionadas à concentração e à velocidade de administração de vancomicina. Em adultos, são recomendadas concentrações de não mais que 5mg/mL e velocidade de administração de não mais que 10mg/min. (Ver também as recomendações específicas por idade). Em pacientes selecionados, com necessidade de restrição de líquidos, pode ser usada a concentração de até 10mg/mL e velocidade de administração de até 10mg/min, porém tais concentrações podem aumentar o risco de reações relacionadas com a infusão.

Pacientes com função renal normal
Adultos:
A dose intravenosa usual diária é de 2g, dividida em 500mg a cada 6 horas ou 1g a cada 12 horas. Cada dose deve ser administrada numa velocidade de até 10mg/min ou num tempo de pelo menos 60 minutos, o que for maior. Outros fatores tais como idade ou obesidade, podem requerer modificação na dose usual diária.

Crianças:
A dose intravenosa usual é de 10mg/kg a cada 6 horas. Cada dose deve ser administrada por um período de pelo menos 60 minutos.

Recém-nascidos e lactentes: Recém-nascidos têm um maior volume de distribuição e a função renal incompletamente desenvolvida, portanto as normas posológicas diferem das recomendações para crianças e adultos. Uma sugestão é uma dose inicial de 15mg/kg, seguida de 10mg/kg a cada 12 horas na primeira semana de vida e daí em diante a cada 8 horas até um mês de idade. Cada dose deve ser administrada em pelo menos 60 minutos. Manter uma monitoração cuidadosa das concentrações séricas de vancomicina nestes pacientes.

Posologia em indicações específicas: Pacientes com insuficiência renal e idosos: em pacientes com insuficiência renal devem ser feitos ajustes de doses. Nos prematuros e idosos, uma maior redução na dose pode ser necessária, devido à diminuição da função renal. As concentrações séricas de vancomicina devem ser monitoradas regularmente, especialmente em pacientes graves com alterações na função renal e em idosos.
Para a maioria dos pacientes com insuficiência renal, o cálculo da dose pode ser feito usando-se a seguinte tabela, se o clearance de creatinina puder ser medido ou estimado com precisão. A dose diária de vancomicina em mg é cerca de 15 vezes o índice de filtração glomerular em mL/minuto.

Tabela de dose da vancomicina em pacientes com insuficiência renal (adaptado de Moellering e colaboradores)

Clearance de creatinina mL/minuto

Dose de vancomicina mg/24 horas

100

1545

90

1390

80

1235

70

1080

60

925

50

770

40

620

30

465

20

310

10

valign=”top” width=”288″>

155



A dose inicial não deve ser menor que 15mg/kg, mesmo que o paciente tenha uma insuficiência renal leve a moderada. A tabela não é válida para pacientes funcionalmente anéfricos. Para tais pacientes, uma dose de 15mg/kg deve ser administrada para alcançar as concentrações séricas terapêuticas prontamente. A dose necessária para manter concentrações estáveis é de 1,9mg/kg/24 horas. Em pacientes com insuficiência renal grave pode ser conveniente administrar doses de manutenção de 250 a 1000mg, com intervalos de dias ao invés de doses diárias. Tem sido recomendado, em caso de anúria a dose de 1000mg a cada 7 ou 10 dias. Quando se conhece somente a concentração de creatinina sérica, a seguinte fórmula (baseada no sexo, peso e idade do paciente) pode ser usada para calcular o clearance de creatinina, sendo que o clearance de creatinina neste caso é somente estimado (mL/minuto) e deve ser medido imediatamente assim que possível:

Peso (kg) x (140 – idade em anos)
Homem = ———————————————————————-
72 x Concentração sérica de creatinina (mg/100mL)
Mulher = 0,85 x o valor acima encontrado.