Características farmacológicas vascase

VASCASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Vascase® é um inibidor específico da enzima conversora da angiotensina (ECA), de ação prolongada, que bloqueia a atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona e, portanto, a conversão da angiotensinaI em angiotensina II, um potente vasoconstritor. Nas doses recomendadas, o efeito de Vascase® em pacientes hipertensos ou pacientes com insuficiência cardíaca congestiva se mantém por mais de 24 horas.
Em pacientes com função renal normal, o potássio sérico geralmente permanece dentro do limite da normalidade durante o tratamento com Vascase. Nos pacientes em uso concomitante de diuréticos poupadores de potássio, o potássio sérico pode aumentar.

Farmacocinética
Absorção
O cilazapril, após absorvido, é rapidamente convertido em sua forma ativa, o cilazaprilato. A ingestão de alimentos imediatamente antes da administração de Vascase® retarda e reduz ligeiramente sua absorção, porém isso é clinicamente irrelevante. A biodisponibilidade do cilazaprilato após dose oral de cilazapril, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de, aproximadamente, 60%. Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas dentro de duas horas após administração e estão diretamente relacionadas à dose.

Eliminação
O cilazaprilato é eliminado inalterado pelos rins, sua meia-vida é de nove horas, após dose única diária.

Farmacocinética em populações especiais
Insuficiência renal: em pacientes com disfunção renal, as concentrações plasmáticas de cilazaprilato são mais elevadas que nos pacientes com função renal normal, já que sua depuração diminui quando o clearance da creatinina é baixo. Não há eliminação em pacientes com insuficiência renal grave, mas a hemodiálise reduz, até certo ponto, as concentrações de cilazapril e cilaz aprilato.

Pacientes idosos: em pacientes idosos com função renal normal para a idade, as concentrações de cilazaprilato no plasma podem ser até 40% mais altas e a depuração até 20% mais baixa em comparação com pacientes mais jovens.

Insuficiência hepática: em pacientes com cirrose hepática, foram observados efeitos importantes nas concentrações plasmáticas (aumento) e na depuração renal e plasmática (redução) de cilazapril, mas não de seu metabólito ativo, cilazaprilato.

Insuficiência cardíaca congestiva: em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva,a depuração de cilazaprilato está correlacionada com oclearance de creatinina. Portanto, os ajustes de dose, além dos recomendados para pacientes com insuficiência renal, não são necessários.