Interações medicamentosas vascase

VASCASE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Duplo bloqueio do SRAA: resultados dos estudos clínicos demonstraram que o duplo bloqueio do sistema renina-angiotensina-aldosterona por meio do uso concomitante de inibidores da ECA com bloqueadores dos receptores da angiotensina II ou alisquireno, está associado a uma maior frequência de eventos adversos, tais como hipotensão, hipercalemia e diminuição da função renal (incluindo insuficiência renal aguda) em comparação com a utilização de um único agente de ação no SRAA. Portanto, o duplo bloqueio do SRAA não é recomendado (vide CONTRAINDICAÇÕES e ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).
A terapia de duplo bloqueio, de inibidores da ECA com BRAs, quando necessária, deve ser realizada somente sob supervisão médica e monitoramento cuidadoso frequente da função renal, eletrólitos e pressão arterial.
A combinação de inibidores da ECA com alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal (TFG < 60 mL/min/1.73 m) e não é recomendada a outros pacientes (vide CONTRAINDICAÇÕES e ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Lítio: aumentos reversíveis nas concentrações séricas de lítio têm sido relatados durante a administração concomitante de lítio com inibidores da ECA. O uso concomitante de diuréticos tiazídicos pode aumentar o risco de toxicidade por lítio e potencializar o risco já aumentado de toxicidade do lítio com inibidores da ECA.
Uso de Vascase® com lítio não é recomendado, mas se a associação for necessária, deve-se realizar o monitoramento cuidadoso da concentração sérica de lítio.

Outros agentes anti-hipertensivos: efeito aditivo pode ser observado quando Vascase® é administrado em combinação com outros agentes que diminuem a pressão arterial.

Diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal que contêm potássio: embora o potássio sérico geralmente permaneça dentro dos limites de normalidade, hipercalemia pode ocorrer em alguns pacientes tratados com Vascase® . Diuréticos poupadores de potássio (por exemplo, spironolactona, e
triantereno ou amilorida), suplementos de potássioou substitutos do sal que contêm potássio podem levar a aumentos significativos na concentração de potássio sérico. Portanto, a combinação de Vascase® com os fármacos mencionados não é recomendada. Se o uso concomitante for indicado por causa de hipocalemia demonstrada, devem ser usados com precaução e monitoramento frequente do potássio sérico.

Diuréticos (tiazídicos ou de alça): o tratamento prévio com doses elevadas de diurético pode resultar em depleção de volume e risco de hipotensão quando se inicia o tratamento com Vascase® . Os efeitos hipotensores podem ser reduzidos pela suspensão do diurético, pelo aumento do volume ou ingestão de sal ou por iniciar a terapêutica com uma dose baixa de Vascase® .

Antidepressivos tricíclicos / Antipsicóticos / Anes tésicos / Narcóticos: o uso concomitante de medicamentos anestésicos aplicados durante a anestesia geral, bem como os antidepressivos tricíclicos e antipsicóticos com inibidores da ECA, pode resultar em redução adicional da pressão arterial.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AIN Es), incluindo a aspirina ³ 3 g / dia: quando os inibidores da ECA são administrados simultaneamente com anti-inflamatórios não esteroides (ácido acetilsalicílico em regimes posológicos anti-inflamatórios, inibidores da COX-2 e AINEs não seletivos) , pode ocorrer a atenuação do efeito anti-hipertensivo. O uso concomitante de inibidores da ECA e AINEs pode aumentar o risco de deterioração da função renal, o que inclui possível insuficiência renal aguda, e aumento do potássio sérico, especialmente em pacientes com comprometimento preexistente da função renal. A combinação deve ser administrada com precaução, especialmente em idosos. Os pacientes devem ser adequadamente hidratados e deve-se considerar o monitoramento da função renal após o início da terapêutica concomitante e, depois, periodicamente.

Simpatomiméticos: simpatomiméticos podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos dos inibidores da ECA.

Inibidores de mTOR: o uso concomitante de inibidores da ECA com inibidores de mTOR pode levar a um aumento do risco de angioedema (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Antidiabéticos: estudos epidemiológicos têm sugerido que a administração concomitante de inibidores da ECA e medicamentos antidiabéticos (insulinas, hipoglicemiantes orais) pode potencializar a redução da glicemia com risco de hipoglicemia. Esse fenômeno p arece ser mais provável de ocorrer durante as primeiras semanas de tratamento combinado e em pacientes com insuficiência renal.
O uso concomitante de inibidores da ECA com inibidores da DPP-IV pode levar a um aumento do risco de angioedema (vide ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Ouro: foram raramente relatadas reações nitritoides (cujos sintomas incluem vermelhidão facial, náusea, vômitos e hipotensão) em pacientes em terapia concomitante com ouro injetável (aurotiomalato de sódio) e inibidores da ECA.

Outras drogas: não houve aumento das concentrações plasmáticas de digoxina quando Vascase® foi administrado concomitantemente com digoxina. Não foram observadas interações clinicamente significante s quando Vascase® foi administrado concomitantemente a nitratos, bloqueadores de receptores H2 e anticoagulantes cumarínicos. Nenhuma alteração farmcocinética significante foi relatada entre Vascase® e diuréticos tiazídicos, furosemida.