Características farmacológicas vascase plus

VASCASE PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
Vascase® Plus é uma combinação de cilazapril (inibidor da enzima conversora da angiotensina) com hidroclorotiazida (diurético tiazídico). Quando combinados, os efeitos anti-hipertensivos do cilazapril e da hidroclorotiazida são aditivos, resultando em melhor resposta anti-hipertensiva que a dos componentes administrados isoladamente.
Vascase® Plus é altamente eficaz no tratamento da hipertensão e seu efeito se mantém durante 24 horas. O cilazapril é convertido em seu metabólito ativo, o cilazaprilato, um inibidor específico de ação prolongada da enzima conversora da angiotensina (ECA) que bloqueia o sistema renina-angiotensina-aldosterona e, dessa forma, inibe a conversão da angiotensina I, inativa, para angiotensina II, que é um potente vasoconstritor. A hidroclorotiazida é um diurético que aumenta a atividade da renina plasmática e a secreção da aldosterona, o que resulta na diminuição do potássio sérico. O cilazapril, por bloqueio do eixo angiotensina/ aldosterona, atenua a perda do potássio associada ao uso do diurético.
O uso em associação de cilazapril e hidroclorotiazida resulta em maior redução da pressão arterial por meio de mecanismos complementares.

Farmacocinética
Após administração oral de Vascase® Plus, o cilazapril é absorvido e rapidamente convertido em sua forma ativa, o cilazaprilato. A biodisponibilidade do cilazaprilato, após dose oral de cilazapril, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de, aproximadamente, 60%. Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas em duas horas. O cilazaprilato é eliminado sob forma inalterada pelos rins, com meia-vida de 9 horas.
A hidroclorotiazida é rapidamente absorvida após administração oral de Vascase® Plus.
Concentrações plasmáticas máximas são alcançadas 2 horas após a administração. A biodisponibilidade da hidroclorotiazida, após administração oral, baseada em dados obtidos em exames de urina, é de, aproximadamente, 65%. A hidroclorotiazida é eliminada de forma inalterada pelos rins, com meia-vida de 7 a 11 horas.
Os valores de ASC aumentam proporcionalmente para o cilazaprilato e a hidroclorotiazida, à medida que se aumentam as doses combinadas de cilazapril e hidroclorotiazida. Os parâmetros farmacocinéticos do cilazaprilato não são alterados quando se aumentam as doses da hidroclorotiazida. A administração concomitante de cilazapril com a hidroclorotiazida não altera a biodisponibilidade do cilazaprilato, do cilazapril ou da hidroclorotiazida. A ingestão de alimentos junto com cilazapril e hidroclorotiazida retarda o tmáx do cilazaprilato em 1,5 hora e reduz a Cmáx em 24%, retarda o tmáx da hidroclorotiazida em 1,4 hora e reduz a Cmáx em 14%, sem afetar a biodisponibilidade de nenhuma das drogas, como demonstrado pelo valor de ASC0-24 , indicando que há influência na velocidade, mas não na extensão da absorção.
O efeito anti-hipertensivo do cilazapril geralmente ocorre dentro da primeira hora após a administração, com o efeito máximo observado entre 3 e 7 horas após a ingestão da dose. As concentrações máximas do cilazaprilato são consistentemente alcançadas dentro de 2 horas. O início da ação da hidroclorotiazida ocorre em cerca de 2 a 3 horas, e suas concentrações máximas são alcançadas dentro de duas horas após a administração.

Farmacocinética em populações especiais
Insuficiência renal: em pacientes com disfunção renal, as concentrações plasmáticas do cilazaprilato são mais elevadas, quando comparadas a pacientes com função renal normal, visto que sua depuração diminui, quando a depuração de creatinina é baixa. Não há eliminação da droga em pacientes com insuficiência renal grave, mas a hemodiálise reduz as concentrações de cilazapril e cilazaprilato até certo limite.

Pacientes idosos: em pacientes idosos com função renal normal para a idade, as concentrações de cilazaprilato no plasma podem ser até 40% mais altas e a depuração até 20% mais baixa, em comparação com pacientes mais jovens.

Insuficiência hepática: em pacientes com cirrose hepática, foram observadas concentrações plasmáticas aumentadas e redução da depuração renal e plasmática, com maior efeito no cilazapril que em seu metabólito ativo, cilazaprilato.

Segurança pré-clínica
Teratogenicidade: fetotoxicidade foi observada com os inibidores da ECA em animais.