Interações medicamentosas vascase plus

VASCASE PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCASE PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCASE PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Alisquireno
A combinação de inibidores da ECA com alisquireno é contraindicado em pacientes com diabetes mellitus ou insuficiência renal (TFG <60 ml/min/1.73 m2) e não é recomendado à outros pacientes (vide CONTRAINDICAÇÕES e ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES).

Lítio
Aumentos reversíveis nas concentrações séricas de lítio têm sido relatados durante a administração concomitante do lítio com inibidores da ECA. O uso concomitante de diuréticos tiazídicos pode aumentar o risco de toxicidade do lítio e potencializar o risco já aumentado de toxicidade pelo lítio com inibidores da ECA. Uso de Vascase® Plus com lítio não é recomendado, mas, se a associação for necessária, deve-se fazer um monitoramento cuidadoso da concentração sérica de lítio.

Outros agentes anti-hipertensivos
Um efeito aditivo pode ser observado quando Vascase® Plus é administrado em combinação com outros agentes que diminuem a pressão arterial.

Diuréticos poupadores de potássio, suplementos de potássio ou substitutos do sal que contêm potássio
Embora o potássio sérico geralmente permaneça dentro dos limites normais, pode ocorrer hipercalemia em alguns pacientes tratados com Vascase® Plus. Diuréticos poupadores de potássio (por exemplo, espironolactona, triantereno ou amilorida), suplementos de potássio ou substitutos do sal que contenham potássio podem levar a um aumento significativo no potássio sérico, portanto, a combinação de Vascase® Plus com os fármacos mencionados não é recomendada. Se o uso concomitante for indicado por razão de hipocalemia, deve ser usado com precaução e com monitoramento frequente do potássio sérico.

Diuréticos (tiazídicos ou diuréticos de alça)
O tratamento prévio com doses elevadas de diuréticos pode resultar em depleção de volume e risco de hipotensão, quando se inicia o tratamento com Vascase® Plus. Os efeitos hipotensores podem ser reduzidos pela suspensão do diurético, pelo aumento do volume ou ingestão de sal ou pelo início da terapêutica com uma dose baixa de Vascase® Plus.

Antidepressivos tricíclicos / Antipsicóticos / Anestésicos / Narcóticos
O uso concomitante de medicamentos anestésicos usados em anestesia geral, bem como de antidepressivos tricíclicos e antipsicóticos com inibidores da ECA, pode resultar em redução adicional da pressão arterial.

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), incluindo a aspirina ³ 3 g / dia
Quando os inibidores da ECA são administrados simultaneamente a anti-inflamatórios não esteroides (ácido acetilsalicílico em doses anti-inflamatórias, inibidores da COX-2 e AINEs não selectivos), pode ocorrer a atenuação do efeito anti-hipertensivo. O uso concomitante de inibidores da ECA e AINEs pode elevar o risco de agravamento da função renal, incluindo possível insuficiência renal aguda, e aumento do potássio sérico, especialmente em pacientes com comprometimento preexistente da função renal. A combinação deve ser administrada com precaução, especialmente em idosos. Os pacientes devem ser adequadamente hidratados, e deve-se considerar o monitoramento da função renal, após o início da terapêutica concomitante e, depois, periodicamente.

Simpatomiméticos
Simpatomiméticos podem reduzir os efeitos anti-hipertensivos dos inibidores da ECA.

Antidiabéticos
Estudos epidemiológicos têm sugerido que a administração concomitante de inibidores da ECA e medicamentos antidiabéticos (insulinas, hipoglicemiantes orais) pode causar redução da glicemia, com risco de hipoglicemia. Esse fenômeno parece ser mais provável durante as primeiras semanas de tratamento combinado e em pacientes com insuficiência renal.

Ouro
Foram raramente relatadas reações nitritoides (sintomas incluem vermelhidão facial, náusea, vômitos e hipotensão) em pacientes em terapia concomitante com ouro injetável (aurotiomalato de sódio) e inibidores da ECA.

Outras drogas
Não houve aumento das concentrações plasmáticas de digoxina quando cilazapril foi administrado concomitantemente com digixina. Não foram observadas interações clinicamente significantes quando cilazapril foi administrado concomitantemente a nitratos, bloqueadores de receptores H2 e anticoagulantes cumarínicos. Nenhuma alteração farmacocinética significante foi relatada entre cilazapril e furosemida ou diuréticos tiazídicos.

Interações relacionadas principalmente à hidroclorotiazida
Digoxina
Hipocalemia induzida por tiazida pode ocorrer durante a terapia com Vascase® Plus, o que pode aumentar o risco de arritmia associada à terapia com digoxina, portanto, recomenda-se a monitorização do nível plasmático de potássio.

Medicamentos que podem induzir a arritmia “torsades de pointes”
Devido ao risco de hipocalemia, a hidroclorotiazida deve ser administrada com cautela a pacientes em tratamento com medicamentos que podem induzir “torsades de pointes”, como:
– Antiarrítmicos classe Ia (ex. quinidina, hidroquinina e disopiramida);
– Antiarrítmicos classe III (ex. amiodarona, sotalol, dofetilida, ibutilida);
– Alguns antipsicóticos (ex. tioridazina, clorpromazina, trifluoperazina, sulpirida, tiaprida, haloperidol, droperidol);
– Outros produtos medicinais (ex. bepridil, cisaprida, difemanil, halofantrina, ketanserina, pentamidina, terfenadina);

Relaxantes musculares não despolarizantes
Relaxantes musculares não despolarizantes não devem ser administrados simultaneamente com Vascase® Plus, devido à possibilidade de prolongar e intensificar o efeito de relaxamento muscular.

Sais de cálcio e vitamina D
Administração simultânea de hidroclorotiazida em conjunto com vitamina D ou sais de cálcio pode potencializar o aumento do cálcio sérico.

Colestiramina / Colestipol
A colestiramina e o colestipol reduzem a absorção da hidroclorotiazida.

Anticolinérgicos
O uso concomitante de anticolinérgicos (ex. atropina, biperidina) pode aumentar a biodisponibilidade da hidroclorotiazida devido à redução da motilidade gastrointestinal e redução do tempo de esvaziamento gastrico.

Amantadina
A administração simultânea de amantadina e hidroclorotiazida pode aumentar a possibilidade de eventos adversos da amantadina.

Medicamentos citotóxicos (ex. metrotrexato, ciclofosfamida)
A administração simultânea de hidroclorotiazida e medicamentos citotóxicos pode reduzir a eliminação dos medicamentos citotóxicos e, consequentemente, aumenta o risco de mielodepressão.

Meio de contraste contendo iodo
Em caso de desidratação induzida por hidroclorotiazida, há maior risco de insuficiência renal aguda, particularmente se altas doses de meio de contraste contendo iodo forem administradas.

Ciclosporina
A administração simultânea de ciclosporina e hidroclorotiazida pode aumentar o risco de desenvolver hiperuricemia e complicações gota-símile