Advertências vascer

VASCER com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCER têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCER devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Aos primeiros sinais de reação anafilática/anafilactoide, pentoxifilina 400 mg deve ser descontinuada e o médico deverá ser informado.
A EFICÁCIA DESTE MEDICAMENTO DEPENDE DA CAPACIDADE FUNCIONAL DO PACIENTE.

Gravidez
São insuficientes os dados de estudos do uso de pentoxifilina 400 mg na gestação. Portanto, pentoxifilina 400 mg não deve ser usada em gestantes.

Categoria de risco C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Lactação
A pentoxifilina é excretada no leite materno em pequenas quantidades, mas por não existirem dados suficientes, o médico deve avaliar cuidadosamente o risco/benefício antes de administrar pentoxifilina 400 mg a mulheres que estejam amamentando.

USO EM IDOSOS, CRIANÇAS E OUTROS GRUPOS DE RISCO
Pacientes idosos
Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento por pacientes idosos.

Crianças
Não se dispõe da experiência sobre o uso de pentoxifilina 400 mg em crianças.

Grupos de risco
É necessária uma cuidadosa monitorização em pacientes com:
-arritmia cardíaca severa;
-infarto agudo do miocárdio;
-hipotensão;
-comprometimento da função renal (“clearance” de creatinina abaixo de 30mL/min);
-comprometimento severo da função hepática
-tendência aumentada a hemorragias devido, por exemplo, ao uso de medicamentos anticoagulantes ou distúrbios na coagulação. Veja também item “Contra-Indicações”;
-tratamento concomitante com pentoxifilina e antagonistas da vitamina K (vide Interações Medicamentosas);
-tratamento concomitante com pentoxifilina e agentes antidiabéticos (vide Interações Medicamentosas).