Grupos de risco vasclin

VASCLIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VASCLIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VASCLIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Uso pediátrico: a eficácia e a segurança da utilização de VASCLIN® em crianças ou em adolescentes não foram estabelecidas.
Uso em idosos: VASCLIN® poderá ser usado em pacientes acima de 65 anos de idade desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas deste medicamento. Estudos clínicos com isossorbida não incluíram número suficiente de pacientes com idade superior a 65 anos para determinar se há diferença de resposta em relação aos mais jovens. Em experiência clínica reportada com a isossorbida, não se identificou hipotensão severa ou aumento da sensibilidade aos nitratos pelo idoso. No geral, a titulação da dose no idoso deve ser feita com cautela, começando normalmente com dose baixa, considerando uma frequência maior de redução das funções hepática, renal e cardíaca, e a maior concomitância de doenças, bem como o uso de outros medicamentos. Pacientes idosos podem ter redução da resposta dos barorreceptores, com risco de desenvolver hipotensão ortostática severa pelos vasodilatadores. A isossorbida deve, portanto, ser usada com cautela em idosos, que podem estar com depleção de volume, em uso de múltiplas medicações ou hipotensos. A hipotensão induzida pela isossorbida pode ser acompanhada de bradicardia paroxística e angina pectoris aumentada. Os pacientes idosos estão mais suscetíveis à hipotensão e podem ter risco maior de queda das doses terapêuticas da nitroglicerina. A terapia com nitratos pode agravar a angina causada por cardiomiopatia hipertrófica, particularmente em idosos.
Pacientes com insuficiência renal ou hepática: deve-se utilizar VASCLIN® com cautela em pacientes com insuficiência renal ou hepática.