Resultados de eficácia vecasten

VECASTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VECASTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VECASTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Em um estudo clínico, controlado, randomizado e duplo-cego, 60 pacientes portadores de linfedema de membros inferiores de etiologias variadas receberam 400mg diários de cumarina, um composto presente no extrato de Melilotus officinalis, ou placebo durante 6 meses. Ao término desse período, a cumarina produziu uma redução de cerca de 20% do volume (p=10-4) e da circunferência (p=10-5) e melhora da tonometria (p=10-7) do membro acometido, quando comparado ao grupo placebo. Houve também melhora dos sintomas associados ao linfedema (p=0,03 a 10-7) (Mollard 1994).
Outro estudo clínico aberto, não controlado, 24 mulheres que se submeteram à linfadenectomia axilar após diagnóstico de câncer de mama fizeram uso de 400mg diários de Melilotus officinalis, contendo 8mg de cumarina, durante 6 meses para o tratamento de linfedema crônico de membros superiores. O extrato seco de Melilotus officinalis mostrou-se efetivo na redução do linfedema em 79% das pacientes. Em 53,2% das pacientes houve redução estatisticamente significante da circunferência do braço acometido (p<0,048) e em 57,1% das pacientes houve melhora dos sintomas clínicos referentes ao linfedema. O Melilotus officinalis apresentou boa tolerabilidade pelas pacientes (Pastura 1999). Outro estudo semelhante com 25 mulheres que administraram 20mg de Melilotus officinalis por dia durante 12 semanas apresentou resultado semelhante de eficácia do tratamento já na 6ª semana e ótima tolerabilidade ao tratamento (Muraca 1999). Para avaliar a atividade anti-inflamatória do extrato, um estudo foi conduzido com ratos que receberam extrato seco de Melilotus officinalis, contendo 0,25% de cumarina. A inflamação foi induzida por óleo de turpentina. Observou-se que a atividade anti-inflamatória do extrato se deu através da redução da ativação de fagócitos circulantes e diminuição da produção de citrulina, propriedades similares as da hidrocortisona. (Plesca-Manea2002).