Posologia de vecuron

VECURON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VECURON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VECURON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Dosagem
A dosagem do Vecuron deve ser individualizada para o paciente.
Ao se determinar a dose, devem ser levadas em consideração: a técnica anestésica usada, a provável duração da cirurgia, a possível interação com outras drogas que forem administradas antes ou durante a anestesia e as condições do paciente.
Recomenda-se o uso de estimulador dos nervos periféricos para monitorar o bloqueio neuromuscular e sua recuperação. As seguintes dosagens servem como orientação geral para a dose necessária do brometo de vecurônio em bolus intravenoso inicial e de manutenção para assegurar um relaxamento muscular satisfatório para pequenos, médios e longos procedimentos cirúrgicos sob anestesia balanceada, com ou sem o uso do produto, para facilitar a intubação endotraqueal.

Adultos e Crianças (ver também uso em pediatria):
Dose de Intubação: 0,08 mg a 0,10 mg de brometo de vecurônio por kg de peso corporal.
Dosagens de brometo de vecurônio para procedimentos cirúrgicos após intubação com succinilcolina:
De 0,03 mg a 0,05 mg de brometo de vecurônio/kg de peso. Se a succinilcolina for usada para intubação, a administração de brometo de vecurônio deve ser retardada até que o paciente tenha se recuperado clinicamente do bloqueio neuromuscular induzido pela succinilcolina.

Dose de manutenção
De 0,02 mg a 0,03 mg de brometo de vecurônio/kg. Essas doses de manutenção devem ser administradas quando houver recuperação de 25% da contratilidade muscular padrão.

Observações:
•Em pacientes obesos, essas doses devem ser reduzidas, levando-se em consideração a pouca massa muscular.
•Uma vez que os anestésicos inalatórios potencializam a ação do brometo de vecurônio (ver Interações), em geral as dosagens do produto devem ser reduzidas nas cirurgias em que forem usados esses anestésicos.
Havendo necessidade do uso de doses mais elevadas de brometo de vecurônio, dosagens iniciais variando de 0,15 mg até 0,30 mg/kg foram administradas durante cirurgias sob anestesia neuroléptica ou com halotano, sem que tenham sido notados quaisquer efeitos colaterais cardiovasculares enquanto foi mantida ventilação apropriada. O uso de altas dosagens de brometo de vecurônio diminui farmacodinamicamente o tempo de início de ação e aumenta a duração de ação (ver também Características).
Em operações cesarianas e em intervenções cirúrgicas neonatais a dose não deve exceder 0,1 mg/kg.

Neonatos e lactentes de até 1 ano de vida
Devido às possíveis variações da sensibilidade da junção neuromuscular, especialmente em neonatos (até 4 semanas) e, provavelmente, em lactentes (até 4 meses), recomenda-se uma dose-teste inicial de 0,01 mg a 0,02 mg de brometo de vecurônio/kg, seguida por doses aumentadas até que se obtenha 90 % a 95% de depressão da contratilidade muscular. As doses necessárias para lactentes de 5 meses a 1 ano são as mesmas que as dos adultos. Entretanto, uma vez que o tempo de início de ação do brometo de vecurônio nesses pacientes é consideravelmente menor que em crianças e adultos, o uso de altas dosagens de intubação, em geral, não é necessário para o desenvolvimento precoce de boas condições de intubação.
Uma vez que a duração de ação e o tempo de recuperação com o produto é maior em neonatos e lactentes do que em crianças e adultos, as doses de manutenção são exigidas menos frequentemente (ver também Uso em Pediatria).

Dosagem necessária para administração de brometo de vecurônio em infusão contínua
Se o brometo de vecurônio for administrado por infusão contínua, recomenda-se dar inicialmente uma dose em bolus (ED90 ou 2 x ED90) e, quando o bloqueio neuromuscular começar a se recuperar, iniciar a administração do produto por infusão.
A velocidade de infusão deve ser ajustada para que se mantenha uma resposta de 10% da contratilidade muscular padrão. Em adultos, a velocidade de infusão necessária para que se mantenha esse nível de bloqueio neuromuscular, varia de 0,8 mcg a 1,4 mcg de brometo de vecurônio/kg/min. Para neonatos e lactentes, vide “Neonatos e Lactentes de até um ano de vida” acima. A monitoração repetida do bloqueio é recomendada, uma vez que a velocidade de infusão varia de paciente para paciente, e com a técnica anestésica utilizada.

Administração
O brometo de vecurônio deve ser administrado por via intravenosa
Não é recomendável misturar o produto na mesma seringa ou frasco com outros fármacos ou soluções, exceto para aquelas soluções com as quais o produto demonstrou ser compatível (ver Compatibilidade).

Reconstituição Vecuron 4 mg
A adição de 1 ml de água para injetáveis resulta em uma solução isotônica de pH 4, contendo 4 mg/ml de brometo de vecurônio.

Vecuron 10 mg
A adição de 5 ml de água para injetáveis resulta em uma solução isotônica de pH 4, contendo 2 mg/ml de brometo de vecurônio.
Alternativamente, para se obter uma solução com uma concentração mais baixa, o VECURON de 4 mg e 10 mg pode ser reconstituído com volumes de até 4 ml e 10 ml respectivamente com as seguintes soluções para infusão:
•Solução de cloreto de sódio a 0,9%
•Solução de ringer lactato
•Solução de cloreto de sódio a 0,9% e glicose a 5%

Compatibilidade
Quando o Vecuron é reconstituído com água para injetáveis, a solução resultante pode ser misturada com os seguintes líquidos de infusão, embalados em PVC ou vidro para uma diluição de até 40 mg/litro:
•Solução de cloreto de sódio a 0,9%
•Solução de ringer
Essas soluções reconstituídas podem também ser injetadas em equipo de infusão nos seguintes fluídos:
•Solução de ringer lactato
•Solução de cloreto de sódio a 0,9% e glicose a 5%
•Normosol M com glicose a 5%
•Haemaccel
•Dextran-40 a 5% em solução de cloreto de sódio a 0,9%
Não foram realizados estudos de compatibilidade com outros fluídos de infusão.
Assim como ocorre com diversas outras drogas, foi constatada incompatibilidade do produto com o tiopental ou soluções contendo tiopental.
O produto pode ser injetado no mesmo equipo de infusão contendo uma das seguintes drogas: fentanil, droperidol, cloridrato de nicomorfina e brometo de pancurônio.
Não foram realizados estudos de compatibilidade com outras drogas.