Bula para paciente venalot h

VENALOT H com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VENALOT H têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VENALOT H devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Venalot® H é indicado para melhorar a circulação e aliviar os sintomas (dor, inchaço, sensação de pernas cansadas) decorrentes de problemas circulatórios tais como varizes, úlceras das pernas, flebites, tromboflebites, periflebites, síndromes pósflebíticas e linfangites.
Também é indicado para hematomas (manchas roxas) que surgem após distúrbios circulatórios locais, como por exemplo, após injeções ou traumas locais.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Atuando sobre as veias e os vasos linfáticos, Venalot® H melhora a circulação periférica, aliviando os sintomas e também o inchaço decorrente das doenças venosas e linfáticas (varizes, flebites, tromboflebites, linfangites, hematomas, etc).

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser usado nos casos de alergia aos componentes da fórmula e em lesões abertas (feridas).

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE UTILIZAR ESTE MEDICAMENTO?
Não aplicar sobre mucosas ou próximo a elas para evitar irritação local ou absorção excessiva dos princípios ativos. Em tratamentos de longa duração devem-se monitorar as enzimas hepáticas.

Gravidez e lactação: Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento. Informe ao médico se estiver amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos: não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso deste produto por pacientes idosos. Até o momento não há relatos de casos de interação medicamentosa com o produto.

Interações medicamentosas: Até o momento não há relatos de casos de interação medicamentosa com o produto.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O produto deve ser conservado à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Venalot® H é um creme homogêneo de cor branca, com odor agradável.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6.COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Venalot® H dentina-se exclusivamente a uso local (tópico).
Aplicar duas ou três vezes ao dia uma fina camada do creme na região afetada, fazendo leve massagem.
Aguardar absorção completa do creme.
Eventualmente, a critério médico, pode ser recomendado um tratamento combinado com Venalot® drágeas.
Siga corretamente o modo de usar, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimentos do seu médico.

7.O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
A dose esquecida deve ser aplicada tão logo seja lembrada. A seguir, continue com o esquema posológico regular. Não aplique uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não exceda a dose recomendada para cada dia.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Os seguintes eventos adversos foram recebidos no período pós-comercialização, e considerados reações adversas pela empresa: coceira no local de aplicação e vermelhidão no local de aplicação. É desconhecida a frequência de tais reações adversas.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Até o momento, não há relatos de sintomas relacionados a superdosagem. Na eventualidade de ingestão acidental, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.