Bula para paciente vermiben

VERMIBEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VERMIBEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VERMIBEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação do medicamento: VERMIBEN atua sobre os principais vermes que parasitam adultos e crianças, provocando a sua desintegração e eliminação nas fezes.

Indicações do medicamento: VERMIBEN está indicado para o tratamento das parasitoses isoladas ou mistas, causadas por Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Taenia solium e Taenia saginata.

Riscos do medicamento: não se recomenda o uso do mebendazol durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Não se sabe se o mebendazol é excretado no leite materno, portanto, seu uso não é recomendado durante o aleitamento.

Informe ao seu médico se estiver amamentando.

VERMIBEN só deve ser administrado em crianças menores de 1 ano de idade sob prescrição médica.
Durante o tratamento com mebendazol, não há necessidade de procedimentos especiais como dieta e administração de purgantes.
Para evitar a verminose, devem ser tomadas as seguintes medidas: beber somente água filtrada ou fervida; lavar cuidadosamente frutas e verduras e cozinhar bem os alimentos; comer apenas carne bem passada; andar sempre com os pés calçados; lavar as mãos antes das refeições e após usar os sanitários; conservar as unhas sempre cortadas e limpas; manter as instalações sanitárias em boas condições de higiene; seguir corretamente estas informações, evitando que os vermes atinjam toda a família.
Informe ao seu médico se você estiver usando cimetidina (um medicamento contra a acidez do estômago), pois pode ser necessário ajustar a dose de mebendazol. O uso de mebendazol com metronidazol (um medicamento utilizado para infecções bacterianas e por protozoários) deve ser evitado.

Informe ao seu médico os medicamentos que esteja utilizando antes do início ou durante o tratamento.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações indesejáveis.

VERMIBEN comprimidos contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDeC nº 5 ) que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

NÃO USE MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE.

Modo de uso: infestações por nematódeos: 5 mL da suspensão ou 1 comprimido, duas vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.

Infestações por cestódeos: 10 mL da suspensão ou 2 comprimidos, duas vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. A posologia para crianças é de 1 comprimido, 2 vezes ao dia ou 5 mL, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos. Os comprimidos podem ser mastigados, deglutidos com água, triturados ou dissolvidos.

Reações adversas: VERMIBEN é em geral bem tolerado, entretanto comunique ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento. Devido à grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarreia transitória.
Reações alérgicas do tipo exantema, urticária e angioedema foram raramente observadas.

Conduta em caso de superdosagem: procure imediatamente um médico ou um hospital mais próximo.

Cuidados de conservação: VERMIBEN deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e da umidade.

VERMIBEN possui prazo de validade de 36 meses a partir da data de fabricação, desde que observados os cuidados de conservação. Não use o produto se o prazo de validade estiver vencido. Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR. NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

NÚMERO DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: VIDE CARTUCHO.