Informações vermiben

VERMIBEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VERMIBEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VERMIBEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Trata-se de um anti-helmíntico de amplo espectro (cestódeos, nematódeos e trematódeos) que pertence aos derivados benzimidazólicos, como o albendazol e o tiabendazol. Pelo seu mecanismo de ação antiparasitário inibe de forma seletiva e irreversível a absorção de glicose, o que provoca a depleção dos depósitos de glicogênio nos microtúbulos das células tegumentárias e intestinais do parasita. Tudo isso gera imobilidade, paralisia motora e morte dos diferentes nematódeos. Seu espectro envolve Ascaris Iumbricoides, Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale e Necator americanus. É considerado terapia alternativa as doses altas em infecções por Toxocara, Trichinella spiralis volvulus e Equinococcus granulosus. Sua absorção é muito escassa no trato gastrointestinal, e, portanto, sua biodisponibilidade é baixa, além de sofrer uma intensa eliminação (80%) de primeira passagem hepática.
O mebendazol tem a sua absorção aumentada quando é administrado de forma concomitante com as refeições. Sua ligação com as proteínas plasmáticas é muito elevada (95%), sua meia-vida é de 1 ½ a 5 ½ horas e pode ser prolongada em pacientes com insuficiência hepatocelular. Sua eliminação é realizada parcialmente pelo fígado e finalmente pela urina, tanto como droga ativa quanto metabolizada.