Características farmacológicas vesanoid

VESANOID com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VESANOID têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VESANOID devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ácido all-trans-retinoico é um metabólito endógeno do retinol e pertence à classe dos retinoides, que compreende análogos naturais e sintéticos. Estudos com o ácido all-trans-retinoicoin vitro demonstraram indução de diferenciação e inibição de proliferação celular em linhagens de células hematopoiéticas transformadas, incluindo as linhagens de células leucêmicas mieloides humanas.
O mecanismo de ação na leucemia promielocítica aguda (LPA) não é conhecido, podendo ser devido a uma alteração na ligação do ácido all-trans-retinoico a um receptor de ácido retinoico (RAR) no núcleo celular, uma vez que o receptor do ácido retinoico é alterado pela fusão com a proteína chamada LPM.

Farmacocinética
O ácido all-trans-retinoico é um metabólito endógeno da vitamina A e se encontra normalmente presente no plasma. Doses orais do ácido all-trans-retinoico são bem absorvidas e concentrações plasmáticas máximas em voluntários saudáveis são obtidas após 3 horas. Ocorre ampla variação no próprio indivíduo e de paciente para paciente na absorção do ácido all-trans-retinoico. No plasma, o ácido all-trans-retinoico liga-se extensamente às proteínas plasmáticas. Após atingir o pico, as concentrações plasmáticas decrescem com uma meia-vida de eliminação média de 0,7 horas. Após dose única de 4 0 mg as concentrações plasmáticas retornam aos níveis endógenos após 7 a 12 horas.
Não se observou acúmulo após doses múltiplas. O ácido all-trans-retinoico não se acumula nos tecidos.
A excreção renal de metabólitos formados por oxidação e glucuronização é a principal via de eliminação
(60%). O ácido all-trans-retinoico é isomerizado par ácido 13-cis-retinoico e oxidado para metabólitos 4-oxo.
Esses metabólitos apresentam meia-vida mais longa que a do ácido all-transretinoico e pode ocorrer algum acúmulo.
Durante o tratamento contínuo pode ocorrer diminuição acentuada na concentração plasmática, possivelmente devida à indução enzimática pelo citocromo P450, que aumenta a depuração e diminui a biodisponibilidade após doses orais.

Farmacocinética em situações clínicas especiais
A necessidade de ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal ou hepática não foi pesquisada. omoC medida de precaução, a dose deverá ser diminuída para 25 mg/m2/dia (vide item Posologia).