Características farmacológicas vicog

VICOG com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VICOG têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VICOG devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A vimpocetina é um derivado sintético da vincamina, um derivado alcaloide encontrado na planta Vinca minor L.

Farmacocinética:
A vimpocetina é rapidamente absorvida no intestino alcançando concentração máxima (C máx) em aproximadamente 1,5hs após sua administração. A biodisponibilidade varia entre 7-57% e está aumentada quando há ingestão simultânea de alimentos (Natural Medicine 2008).
A vimpocetina é metabolizada no fígado em ácido apovincamínico (AVA), principal metabólito sem atividade farmacológica aparente (PDR 2008).
Grande parte da dose administrada de vimpocetina é excretada em aproximadamente 24hs sob a forma de seu metabólito, por via renal. O tempo de meia-vida da vimpocetina é de 1 à 2hs (PDR 2008).

Farmacodinâmica:
A vimpocetina possui uma ação vasodilatadora seletiva aumentando o fluxo sanguíneo e a oferta de glicose e oxigênio ao cérebro (Balestreri 1987, Bonoczk 2002).
Possui uma atividade neuroprotetora, protegendo o cérebro dos efeitos deletérios das espécies reativas de oxigênio, prevenindo sua formação e a peroxidação lipídica, e da isquemia e/ou hipóxia (Santos 2000).
A vimpocetina aumenta a produção de dopamina e noradrenalina, moduladores das funções cognitivas de atenção e de memória, e inibe a fosfodiesterase cíclica responsável pela liberação de noradrenalina e excitabilidade neuronal (Nicholson 1990, Hagiwara 1984).
Possui um efeito hemorreológico através da melhora da flexibilidade eritrocitária em situações patológicas e da diminuição da agregação plaquetária (Kuzuya 1985, Hayakawa, 1992).