Características farmacológicas victrix

VICTRIX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VICTRIX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VICTRIX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
O omeprazol tem um mecanismo de ação bastante específico, reduzindo a secreção ácida gástrica através da inibição seletiva da enzima H+ K+ ATPase (conhecida como bomba de prótons). Essa inibição é dose-dependente e tem lugar nas células parietais do estômago. Com isso ocorre inibição da etapa final da formação de ácido gástrico, tanto da secreção basal como da estimulada, independentemente do estímulo. O início de ação é rápido. Observa-se que os pacientes com úlcera duodenal apresentam, em geral, alívio precoce dos sintomas. Mais de 95% conseguem obter cicatrização da úlcera em cerca de 4 semanas.
Após administração oral sua absorção é rápida, iniciando seu efeito dentro da primeira hora. Sua meia-vida plasmática é de 30 a 60 minutos. O omeprazol é completamente metabolizado no fígado. Cerca de 80% dos metabólitos são excretados pela urina e o restante nas fezes.