Interações medicamentosas videx

VIDEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIDEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIDEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A co-administração de VIDEX EC com medicamentos conhecidos por causarem neuropatia periférica ou pancreatite pode aumentar o risco destas toxicidades (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: Pancreatite e Neuropatia Periférica).

alopurinol: quando os comprimidos de didanosina foram co-administrados com alopurinol em dois pacientes com insuficiência renal (clearance de creatinina de 15-18 mL/min), a AUC da didanosina aumentou aproximadamente em 4 vezes. Em 14 voluntários saudáveis, a AUC média da didanosina aumentou aproximadamente 2 vezes quando os comprimidos de didanosina foram administrados com alopurinol. Assim, o risco de toxicidade relacionada à dose, como pancreatite (vide 5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: Pancreatite), pode aumentar se didanosina e alopurinol forem co-administrados. É recomendado que esses dois medicamentos não sejam co-administrados.

metadona: quando os comprimidos de didanosina foram administrados em pacientes dependentes de opiáceos (n=16) tratados cronicamente com metadona, a exposição a didanosina, conforme mensurada pela AUC, diminuiu cerca de 57% comparado ao controle de pacientes não tratados (n=10). Não houve impacto clinico significativo à exposição à metadona. Resultados de farmacocinética nos estudos de interações medicamentosas são apresentados na tabela 2. Se a coadministração de metadona e didanosina for necessária, VIDEX EC é a formulação recomendada. Os pacientes devem ser monitorados quanto à resposta clínica adequada quando VIDEX EC e metadona são coadministrados, incluindo monitoramento para alterações na carga viral de RNA do HIV.

tenofovir disoproxil fumarato: a exposição à didanosina aumenta quando coadministrada com tenofovir. Aumento da AUC da didanosina em relação à didanosina administrada de forma isolada foi observado quando comprimidos mastigáveis / dispersáveis foram administrados 1 hora antes de tenofovir, ambos em jejum (aumento de 44%); quando VIDEX EC foi administrado em jejum 2 horas antes de tenofovir com uma refeição leve (aumento de 48%) e quando VIDEX EC foi administrado com tenofovir e uma refeição leve (aumento de 60%). Administração de doses reduzidas de VIDEX EC com tenofovir e uma refeição leve resultaram em exposição à didanosina (AUC) similar às doses recomendadas de VIDEX EC administradas sozinhas em jejum. Portanto, uma redução da dose de VIDEX EC é recomendada quando co-administrada com tenofovir. Cautela deve ser usada quando co-administrando doses reduzidas de didanosina, tenofovir e um NNRTI (inibidor de transcriptase reversa não-nucleosídeo) em pacientes virgens de tratamento com alto nível de carga viral basal dado que tal uso foi associado com relatos de altas taxas de falha viral e de surgimento de resistência em estágio inicial. Supressão de contagens de células CD4 foram observadas em pacientes recebendo tenofovir disoproxil fumarato com 400 mg de didanosina diárias. Todos os pacientes recebendo concomitantemente tenofovir disoproxil fumarato e didanosina devem ser cuidadosamente monitorados para eventos adversos relacionados à didanosina e resposta clínica.
Não há interação medicamentosa entre VIDEX EC cápsula e indinavir. Sendo assim, estes dois produtos podem ser administrados concomitantemente.
VIDEX EC cápsulas pode ser administrado concomitantemente com medicamentos que possam ser afetadas pelo ácido gástrico (como exemplo, os antifúngicos azólicos orais, como o cetoconazol e o itraconazol), tendo em vista a ausência de componentes antiácidos na formulação das cápsulas de VIDEX EC.
Uma vez que VIDEX EC cápsula não contém componentes antiácidos em sua formulação, as cápsulas de revestimento gastroresistente podem ser administradas concomitantemente com tetraciclina e agentes antimicrobianos da classe das quinolonas.
Baseado em dados in vitro, ribavirina aumenta os níveis de trifosfato intracelular de didanosina. Falência hepática fatal, assim como neuropatia periférica, pancreatite e hiperlactatemia/ acidose láctica sintomáticas foram relatadas em pacientes recebendo didanosina e ribavirina com ou sem estavudina. A administração de didanosina e ribavirina deve ser evitada a não ser que o potencial benefício justifique o risco. Pacientes devem ser monitorados para as toxicidades relacionadas à didanosina.

Interação com exames laboratoriais
Vide 9. REAÇÕES ADVERSAS: Anormalidades laboratoriais.
Interação com alimentos
A ingestão de didanosina com alimentos reduz significantemente a quantidade de didanosina absorvida, independentemente da formulação utilizada (vide 3. CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS). VIDEX EC deve ser administrado com estômago vazio, pelo menos 1,5 horas antes ou 2 horas após a refeição (vide 8. POSOLOGIA E MODO DE USAR e 3. CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS).

Interação com álcool
Os pacientes devem ser advertidos sobre o uso de medicamentos ou outras substâncias, incluindo álcool, que pode exacerbar a toxicidade de VIDEX EC.