Características farmacológicas viofórmio-hidrocortisona

VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica
O clioquinol é um derivado hidroxiquinolônico halogenado. É o componente antimicrobiano de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA e é ativo contra um amplo espectro de microrganismos patogênicos, incluindo fungos p.ex.: Candida, Microsporum, Trichofiton e bactérias Gram-positivas p.ex.: Estafilococos. O clioquinol tem efeito inibitório apenas moderado sobre as bactérias Gram-negativas.
O clioquinol exerce uma ação bacteriostática ao invés de bactericida.
A hidrocortisona – cortisol é o corticosteroide adrenal natural. É um glicocorticoide suave com efeito anti-inflamatório, antialérgico e vasoconstritor.
Em doenças cutâneas inflamatórias dos mais variados tipos e origem, o produto proporciona alívio imediato e elimina sintomas como o prurido.

Farmacocinética
clioquinol
Absorção – após a aplicação tópica de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA, o clioquinol foi absorvido na proporção de cerca de 2% a 3%, conforme determinado por excreção urinária.

Eliminação – o clioquinol é excretado na urina, principalmente sob a forma de glicuronídeo, e em menor extensão, na forma de sulfato. Apenas traços de clioquinol não metabolizado são recuperados na urina.

hidrocortisona
Absorção – não há dados disponíveis sobre a farmacocinética da hidrocortisona na associação VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA. Assim como ocorre com outros esteroides, a hidrocortisona é absorvida através da pele, após aplicação tópica.

Eliminação – por análise da excreção urinária, concluiu-se que cerca de 1% da dose foi absorvida após aplicação de hidrocortisona na pele sadia do antebraço.