Características farmacológicas visipaque

VISIPAQUE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VISIPAQUE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VISIPAQUE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O iodixanol é um meio de contraste radiológico não-iônico, dimérico, hexaiodinatado e solúvel em água. Soluções aquosas puras de iodixanol em todas as concentrações clínicas relevantes apresentam uma osmolalidade inferior em relação àquela do sangue total e àquelas das potências correspondentes dos meios de contraste monoméricos não-iônicos.
O VISIPAQUE (IODIXANOL) torna-se isotônico em contato com os fluidos corporais normais através da adição de eletrólitos. Os valores de osmolalidade e de viscosidade de VISIPAQUE (iodixanol) são os seguintes: Osmolalidade* Viscosidade (mPa.s) Concentração mOsm/kg H2O 37ºC a 20ºC a 37ºC 270 mg I/mL 290 11,3 5,8 320 mg I/mL 290 25,4 11,4 *Método: Osmometria de vapor-pressão. Propriedades farmacodinâmicas O iodo organicamente ligado absorve radiação nos vasos sangüíneos/tecidos quando é injetado. Na maioria dos parâmetros hemodinâmicos, clínico-químicos e da coagulação examinados após a injeção intravenosa de iodixanol em voluntários sadios, não se detectou nenhum desvio significativo dos valores prévios à injeção. Os parâmetros cardiovasculares, como a pressão diastólica final e a pressão sistólica do ventrículo esquerdo, a freqüência cardíaca e o intervalo QT, bem como o fluxo sangüíneo femoral, foram menos influenciados após a administração de VISIPAOUE (iodixanol) em relação a outros meios de contraste, sempre que foram medidos.
Propriedades farmacocinéticas O iodixanol se distribui rapidamente no organismo, com uma meia-vida de distribuição média de cerca de 21 minutos. O volume de distribuição aparente é da mesma magnitude que o do líquido extracelular (0,26 l/kg de peso corporal), indicando que o iodixanol é distribuído apenas no volume extracelular. Nenhum metabólito foi detectado. A ligação a proteínas é inferior a 2%. A meia-vida de eliminação média é de aproximadamente 2 horas.
O iodixanol é excretado principalmente através dos rins por filtração glomerular. Cerca de 80% da dose administrada é recuperada não metabolizada na urina dentro de 4 horas, e 97% dentro de 24 horas após a injeção intravenosa em voluntários sadios. Apenas 1,2% da dose injetada é excretada nas fezes dentro de 72 horas. A concentração urinária máxima surge cerca de 1 hora após a injeção. Na faixa de dose recomendada, não se observou uma cinética dependente da dose.