Características farmacológicas vitanol-a

VITANOL-A com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITANOL-A têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITANOL-A devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mecanismo de ação na acne
A tretinoína é um metabólito conhecido da vitamina A, que regula o crescimento e a diferenciação de células epiteliais. Acredita-se que a tretinoína aplicada por via tópica na acne atue:
•estimulando a mitose na epiderme;
•reduzindo a coesão intercelular no estrato córneo;
•atenuando a hiperceratose característica da acne vulgar;
•auxiliando a descamação, prevenindo a formação de lesões;
•mediando a produção de células epidérmicas menos coesas, o que parece promover a expulsão inicial de comedões e a sua subsequente prevenção.
A tretinoína apresenta ações anti-inflamatórias tópicas, que são mediadas pela inibição da migração de leucócitos polimorfonucleares induzida pelo leucotrieno B4.

Mecanismo de ação na pele fotodanificada
Foi relatado que a tretinoína tópica corrige muitas das anormalidades estruturais da pele fotodanificada. Por meio da produção de alterações epidérmicas e dérmicas no nível epidérmico, a tretinoína:
•aumentou a espessura da camada (acantose) e a camada granular média;
•diminuiu a concentração de tonofilamentos e desmossomos;
•aumentou a secreção de uma substância semelhante ao glicosaminoglicano no espaço intracelular;
•reduziu a coesão de células epidérmicas;
•reduziu a atividade de melanócitos.

No nível dérmico, foram relatados vasodilatação e angiogênese da vasculatura superficial, bem como colágeno dérmico papilar aumentado.

Efeitos farmacodinâmicos
A ação farmacológica da tretinoína ainda precisa ser completamente elucidada. Quando administrada sistemicamente, ela apresenta as seguintes ações:
•suprime a atividade das glândulas sebáceas
•reduz a produção de sebo;
•previne ou reduz a comedogênese
•suprime o Propionibacterium acnes;
•reduz a inflamação.

Farmacocinética
Absorção
A absorção percutânea do ácido retinoico marcado com 14C a 0,1% p/p foi estudada em seis voluntários do sexo masculino adultos. Entre 0,3% e 2,18% do ácido retinoico foi absorvido após uma aplicação única. Nenhum efeito tóxico sistêmico foi relatado após a administração tópica de diferentes formulações da tretinoína.
Em pacientes pré-tratados com tretinoína não marcada, leves aumentos na radioatividade sanguínea foram observados 8 horas após a aplicação do material radiomarcado. Em pacientes que não foram pré-tratados, nenhum aumento significativo na radioatividade foi observado.

Distribuição
A tretinoína foi minimamente detectável na camada córnea e nas glândulas sebáceas da pele normal em duas e quatro horas após a aplicação de tretinoína radiomarcada. Níveis consideravelmente mais altos foram encontrados nos folículos pilosos e nas glândulas apócrinas. Vinte e quatro horas após a aplicação, nenhuma penetração de radioatividade foi detectada abaixo da camada malpighiana.

Metabolismo
A tretinoína parece formar produtos de oxidação inativos, que são excretados na urina, e glicuronídeos, que são excretados nas fezes.
Dados limitados estão disponíveis em humanos.

Eliminação
Estudos de recuperação na urina em sujeitos de pesquisa que não foram pré-tratados com tretinoína mostraram excreção urinária de 1,24% a 2,60% (média: 1,82%) da dose aplicada. A excreção urinária média dos sujeitos de pesquisa pré-tratados foi de 4,45%. Entre 0,3% e 2,89% (média: 1,58%) do material foi recuperado nas fezes de sujeitos de pesquisa pré-tratados. A extração de radioatividade de bandagens oclusivas da pele foi responsável por 73% a 96% (média: 85,9%) da dose aplicada.