Posologia de vitanol-a

VITANOL-A com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITANOL-A têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITANOL-A devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Lavar e secar cuidadosamente as áreas afetadas, à noite, de preferência antes de dormir; aplicar uma fina camada de Vitanol-A® creme ou gel, massageando levemente em círculos.
Pela manhã, ao acordar, lavar suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e secar com toalha limpa, sem esfregar.
No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semana. Já no fotoenvelhecimento, o resultado do tratamento é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continuar o tratamento com aplicações menos frequentes.
A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo médico.
Os pacientes devem ser informados de que a aplicação excessiva não melhorará a eficácia, mas poderá aumentar o risco de irritação da pele.
Se uma irritação indevida (eritema, descamação ou desconforto intensos) ocorrer, os pacientes devem reduzir a frequência de aplicação ou interromper temporariamente o tratamento. A frequência normal de aplicação deve ser reiniciada assim que a irritação cessar. O tratamento deve ser descontinuado se a irritação persistir.
A concentração da formulação deve ser selecionada e ajustada de acordo com a tolerância do paciente. Devido à natureza inflamável de Vitanol-A® gel, os pacientes devem evitar fumar ou permanecer próximos à chama enquanto aplicam o produto e imediatamente após seu uso.

Populações especiais Crianças:
A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas; portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Idosos:
Não há nenhuma recomendação específica para uso em idosos.

Comprometimento renal e / ou hepático:
Nenhum ajuste da dosagem é necessário.
Não se espera que o comprometimento renal resulte em exposição sistêmica de significância clínica. Isso porque ocorre uma absorção percutânea insignificante da tretinoína após a aplicação tópica (veja “Características Farmacológicas”).