Características farmacológicas vitercal c

VITERCAL C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITERCAL C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITERCAL C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A vitamina C é indispensável para o perfeito funcionamento de todas as células. Desempenha importante papel no metabolismo celular, participando dos processos de óxido-redução através de sua atuação no transporte de elétrons, intervém em diversas reações metabólicas, tais como: hidroxilação da prolina durante a formação do tecido conjuntivo; oxidação das cadeias laterais de lisina em proteínas, para fornecer hidroxitrimetil-lisina para a síntese de carnitina; síntese de noradrenalina e de hormônios corticoides pelas suprarrenais; conversão do ácido fólico em sua forma ativa de ácido folínico; metabolização microssomal de drogas e metabolismo da tirosina.
A vitamina C também desempenha importante papel na proteção do organismo contra infecções, aumentando a função bactericida no sangue, participando, ainda, da formação de anticorpos. Possui também a propriedade de neutralizar a ação tóxica de produtos metabólicos e de várias toxinas bacterianas.
A vitamina C tem influências múltiplas sobre o sangue, os órgãos hematopoéticos e os vasos sanguíneos. Favorece a adesão das células endoteliais dos capilares, a ativação da trombina e estimula a atividade da medula óssea (produção de trombócitos, leucócitos e eritrócitos; absorção e aproveitamento do ferro e ativação do ácido fólico).
O mau abastecimento orgânico da vitamina C pode ocorrer não só em consequência de alimentação deficiente, mas também devido à distúrbios de absorção, doenças infecciosas e ao estresse.
A carência de vitamina C manifesta-se por cansaço, resistência diminuída e infecções, sangramentos mucosos e cutâneos, retardo no tempo de cicatrização de feridas, gengivite, perda de dentes, anemias e alterações cutâneas (hiperceratose, obstrução de folículos pilosos, etc.).
O cálcio desempenha importantes papéis na fisiologia, muitos dos quais, ainda não estão completamente entendidos. É essencial para a preservação da integridade funcional de nervos e músculos e tem grande influência na excitabilidade neuromuscular, na liberação de neurotransmissores nas sinapses, assim como de catecolaminas pelas suprarrenais. É necessário para a contração muscular; função cardíaca; preservação da integridade das mucosas e das membranas celulares e para a coagulação do sangue.