Características farmacológicas vitônico

VITÔNICO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITÔNICO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITÔNICO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O ferro, componente de Vitônico ® constitui o componente principal da molécula de hemoglobina, da qual faz parte numa proporção de 0,34%. Uma deficiência de ferro no organismo acarreta uma formação inadequada de hemoglobina, com cons eqüente descoloração das hemácias (anemia hipocrômica). A anemia hipocrômica, característico dos prematuros, pode surgir nos lactentes, nos quais se faz pinçamento precoce do cordão umbilical. Por sua vez, a dieta láctea é reconhecidamente pobre em ferro. Daí, a necessidade da suplementação desde as primeiras semanas de vida.
O destino de ferro nas células mucosas, após absorção no intestino delgado, abrange um processo bioquímico complexo. A princípio, as enzimas oxidam o ferro e o transformam em hidróxido férrico formando micelas que se combinam com a apoferritina formando o complexo ferritina que é responsável pela liberação de ferro no sangue circulante.
Canela: é carminativa e ligeiramente adstringente.
Cravo-da-Índia: é usado como estimulante estomacal, é carminativa também. Noz Moscada: é utilizada nos distúrbios ou desordem digestivas.
Aloe: tem funções laxativas. Pode também ser usado no tratamento de úlceras estomacais.
O fosfato também possui atividades laxativas, e também é usado no tratamento de hipofosfatemia e deficiência de fosfato.