Reações adversas vumon

VUMON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VUMON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VUMON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Toxicidade hematológica
A mielodepressão é frequentemente limitada à dose, com leucopenia e trombocitopenia ocorrendo 7 a 14 dias após o tratamento com VUMON. Sepse, por vezes fatal, pode ser uma consequência da mielossupressão grave. A recuperação da medula óssea é normalmente completa dentro de 2 a 3 semanas. A leucopenia é mais frequente e mais grave do que a trombocitopenia. Relatou-se também anemia e anemia hemolítica imune.
A ocorrência de leucemia não linfocítica aguda foi relatada em pacientes tratados com VUMON em associação com outros agentes antineoplásicos.

Toxicidade Gastrintestinal
As principais toxicidades gastrintestinais são náuseas e vômitos, que podem ser controladas com terapia antiemética. Estomatite/mucosite, anorexia, diarreia, dor abdominal e disfunção hepática também podem ocorrer.

Alopecia
Alta incidência de alopecia tem sido relatada, especialmente em pacientes recebendo múltiplos cursos de terapia.

Hipotensão
Pode ocorrer hipotensão transitória após a administração intravenosa rápida de VUMON (vide 8. POSOLOGIA E MODO DE USAR – Preparação e Administração). Relatam-se casos de morte súbita devido à provável arritmia e hipotensão.

Hipersensibilidade
Reações do tipo anafiláticas caracterizadas por calafrios, febre, taquicardia, broncoespasmo, dispneia, hipotensão e rash têm ocorrido durante ou imediatamente após a administração de VUMON. Estas reações podem ser devido ao óleo de rícino polioxietilado, componente do veículo, ou ao teniposídeo em si – e – podem ocorrer com a primeira dose ou, mais comumente, em pacientes com tumores cerebrais ou com neuroblastoma. O risco da ocorrência de uma reação de hipersensibilidade pode estar relacionado com a exposição repetida e com doses cumulativas. Estas reações normalmente têm respondido prontamente à interrupção da infusão e a administração de agentes pressóricos, corticosteróides, anti-histamínicos ou expansores de volume, conforme apropriado. Têm sido relatados também rubor, sudorese, hipertensão e edema.

Dermatológicas
Relatam-se casos de urticária com ou sem prurido.

Neurotoxicidade
Tem-se relatado neurotoxicidade, incluindo casos graves de neuropatia devido a uma interação entre o sulfato de vincristina e o VUMON. A depressão do sistema nervoso central foi observada em pacientes tratados com doses maiores que as recomendadas (vide 10. SUPERDOSE).

Outras
As seguintes reações também têm sido relatadas: infecções, disfunção renal, hipertensão, cefaleia, confusão e astenia.
As frequências das reações adversas citadas acima não podem ser estimadas pelos dados disponíveis.
A tabela abaixo é apresentada por sistema de classe de órgãos e frequência, conforme as categorias: muito comum (≥1/10), comum (≥1/100,<1/10), incomum (≥1/1000, <1/100), raro (≥1/10000, <1/1000), muito raro (<1/10000) e, não conhecida (não pode ser definida com base nos dados disponíveis).

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.