Bula para paciente ancoron

ANCORON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ANCORON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ANCORON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
ANCORON® é um medicamento antiarrítmico que contém cloridrato de amiodarona. Esta substância atua no coração, controlando as alterações dos batimentos cardíacos, chamadas
“arritmias cardíacas”. ANCORON® é indicado para o controle das seguintes arritmias: arritmias ventriculares; arritmias supraventriculares (flutter atrial, fibrilação atrial, taquicardia supraventricular); alterações do ritmo cardíaco associadas à síndrome de Wolff-Parkinson-White.
O uso de ANCORON® é particularmente indicado quando essas arritmias puderem agravar outra doença cardíaca, como a angina do peito e a insuficiência cardíaca.
Não indique ANCORON® para outras pessoas que apresentem sintomas iguais aos seus, pois este pode não ser o tratamento adequado e poderá causar danos sérios à saúde. Só o médico pode avaliar e indicar o tratamento com ANCORON®.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO: Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). Proteger da luz e umidade.

PRAZO DE VALIDADE: Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento tem uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Medicamentos fora do prazo de validade não devem ser utilizados, pois podem prejudicar a saúde.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Informe seu médico sobre a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
ANCORON® é contraindicado durante a gravidez, podendo ocasionar problemas na glândula tireoide do feto; entretanto, a critério médico, em situações graves ou com risco de vida, o benefício materno pode superar os riscos para o feto. ANCORON® pode permanecer no seu organismo por meses, após você ter interrompido o tratamento. Assim, converse com seu médico, caso você pretenda engravidar.
Da mesma forma, informe a seu médico se você está amamentando, pois ANCORON® pode passar para o leite e causar problemas à criança. Você não deve amamentar se estiver tomando ANCORON®.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
A dose e o uso de ANCORON® devem ser sempre orientados pelo médico. Qualquer modificação na dose utilizada ou interrupção no tratamento só deve ser feita SOB ORIENTAÇÃO MÉDICA.
Antes de iniciar o tratamento com ANCORON® informe o seu médico sobre todas as suas condições de saúde: problemas respiratórios, problemas de fígado, alterações na glândula tireoide, problemas de pressão arterial.
Se você esquecer de tomar uma dose do ANCORON®, não tome a dose dobrada no próximo horário da medicação para repor a dose perdida. Continue com a próxima dose programada normalmente.
ANCORON® injetável só deve ser utilizado em ambiente hospitalar especializado, sob monitorização contínua.
Agitar antes de usar a suspensão oral de ANCORON® gotas até que o líquido fique homogêneo.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento
Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

REAÇÕES ADVERSAS
Antes e durante o tratamento com ANCORON® você deverá ser submetido a avaliação clínica, exames de sangue, raios X de tórax e exame dos olhos.
ANCORON® pode causar efeitos potencialmente graves, incluindo problemas pulmonares, distúrbios do fígado, piora do ritmo cardíaco, alterações da tireoide, visuais, neurológicas e da pele.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: tosse seca, sensação de falta de ar, dificuldade para andar, tremor nas mãos, mudanças na coloração da pele; ou constipação, náusea e vômitos persistentes.
ANCORON® injetável: podem ocorrer reações no local da aplicação, como: dor, vermelhidão, inflamação, inchaço, infiltração por extravasamento, infecção, necrose, flebite, celulite e modificação na pigmentação da pele.

INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Alguns medicamentos podem interagir com ANCORON® e causar efeitos adversos. Algumas vezes, a dose de ANCORON® ou de outros medicamentos associados precisa ser alterada.
Informe a seu médico se você estiver usando:
– Analgésicos (remédios para dor) à base de opioides; antibióticos; antialérgicos (loratadina);
– Anticoagulantes (varfarina); antidepressivos; cimetidina; dextrometorfano (antitussígeno);
– Diidroergotamina; diuréticos; fármacos antiepilépticos; erva-de-São João;
– Imunossupressores (ciclosporina); medicamentos para o tratamento do HIV;
– Medicamentos para tratamento de diabetes;
– Medicamentos para o coração, circulação ou pressão arterial;
– Medicamentos para tratar colesterol alto (sinvastatina);
– Midazolam ou triazolam; sildenafil.

INTERAÇÃO COM ALIMENTOS
Não beba suco de grapefruit (toranja ou pomelo) durante o tratamento com ANCORON®. O suco de grapefruit aumenta a absorção de ANCORON® pelo intestino, podendo causar efeitos tóxicos.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
Este medicamento não deve ser usado em caso de hipersensibilidade ao cloridrato de amiodarona, a qualquer componente da formulação ou ao iodo; doenças da tireoide; e alguns tipos de doenças cardíacas.
Durante o tratamento com ANCORON®, você deve evitar a exposição aos raios solares e usar roupas protetoras e filtro solar.
Em pacientes idosos, a redução da frequência cardíaca pode ser mais acentuada com o uso da amiodarona.
A amiodarona pode causar aumento ou diminuição da atividade da glândula tireoide, especialmente em pacientes com antecedentes pessoais ou familiares de doença tireoideana.
Antes de qualquer cirurgia, o anestesista deve ser informado do uso de amiodarona pelo paciente.
ANCORON® injetável só deve ser utilizado em ambiente hospitalar especializado, sob monitorização contínua. Para evitar reações locais, ANCORON® injetável deve, sempre que possível, ser administrado através de uma via venosa central.
A solução injetável de amiodarona contém álcool benzílico. Têm ocorrido relatos de casos fatais de dificuldade respiratória em recém-nascidos, após a administração de soluções que contêm este conservante. Os sintomas incluem inicialmente engasgos, redução da pressão arterial, diminuição do ritmo cardíaco e parada cardíaca.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.