Posologia de ancoron

ANCORON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ANCORON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ANCORON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AMIODARONA ORAL
Recomendações gerais para o uso oral (comprimidos ou gotas): o tratamento se dá em duas fases, sendo a primeira de ataque e a segunda de manutenção. Recomenda-se terapia de manutenção em forma intermitente, em geral administra-se durante 5 dias (segunda à sexta) com 2 dias (sábado e domingo) sem tratamento. Os comprimidos podem ser administrados em 1, 2 ou 3 vezes ao dia, sempre durante ou após as refeições. Por ser uma medicação com meia-vida e duração de ação longa, a eventual falha na administração por alguns dias não irá alterar significativamente seu perfil farmacodinâmico.
A dose de amiodarona não deve ser reduzida em pacientes com insuficiência renal (deve-se monitorizar a função tireoideana); em contrapartida, recomenda-se a redução da dose em caso de insuficiência hepática. ANCORON® gotas deve ser agitado antes de seu uso, a fim de homogeneizar a suspensão oral.

Dose Oral Usual Para Adultos
Arritmias ventriculares
De ataque: de 800 a 1.200 mg (em media 1.000 mg) ao dia durante um período de 1 a 2 semanas (ou maior, se necessário; em média 10 dias) até que se produza uma resposta terapêutica inicial e/ou impregnação eletrocardiográfica ou apareçam reações adversas; para doses acima de 1.000 mg ao dia ou se aparecerem reações adversas gastrintestinais, pode-se administrar em doses fracionadas com as refeições. Quando for atingido um controle adequado ou aparecerem excessivas reações adversas, a dose deverá ser reduzida até 600 ou 800 mg ao dia durante 1 mês e posteriormente deve ser reduzida outra vez até a mínima dose de manutenção eficaz.
De manutenção: aproximadamente 400 mg ao dia, a dosagem deverá ser aumentada ou reduzida conforme a necessidade. Nos pacientes com arritmias ventriculares complexas persistentes e assintomáticas após infarto do miocárdio, administra-se 1.000 mg ao dia durante um período de 5 dias (ou maior, se necessário). Quando for atingido um controle adequado ou aparecerem reações adversas, a dose deverá ser reduzida a 200 mg ao dia sob a forma de manutenção.
Nos casos de angina do peito concomitantes à arritmia recomenda-se o uso da dosagem preconizada segundo o tipo de arritmia. Nos pacientes com angina do peito recomenda-se a administração de 600 mg ao dia durante 2 semanas e posteriormente a dose deverá ser reduzida a 400 mg ao dia durante 2 semanas mais. A dose de manutenção mínima eficaz será determinada através do resultado terapêutico e/ou da impregnação eletrocardiográfica; varia segundo o paciente de 200 a 400 mg ao dia.

Taquicardia supraventricular
De ataque: de 600 a 800 mg ao dia durante uma semana ou até que se produza uma resposta terapêutica inicial e/ou impregnação eletrocardiográfica ou apareçam reações adversas. Quando for atingido um controle adequado ou aparecerem excessivas reações adversas, a dose deverá ser reduzida a 400 mg ao dia durante 3 semanas.
De Manutenção: de 200 a 400 mg ao dia.
Dose Oral Usual Para Crianças
De ataque: 10 mg por kg de peso corporal ao dia ou 800 mg por 1,72 m² de superfície corporal ao dia durante 10 dias, ou até que se produza uma resposta terapêutica inicial e/ou impregnação eletrocardiográfica ou apareçam reações adversas. Quando for atingido um controle adequado ou aparecerem excessivas reações adversas, a dose deverá ser reduzida até 5 mg por kg de peso ou 400 mg por 1,72 m² de superfície corporal ao dia durante várias semanas e posteriormente deverá ser reduzida outra vez até a mínima dose de manutenção eficaz.
De manutenção: 2 – 4 mg kg de peso ao dia ou 200 mg por 1,72 m² de superfície corporal ao dia.

AMIODARONA ENDOVENOSA
Recomendações gerais para uso endovenoso (injetável): recomenda-se iniciar a administração de amiodarona no hospital e o paciente deve permanecer internado pelo menos durante a administração endovenosa (é preferível infusão endovenosa contínua ou intermitente), devido à dificuldade no ajuste da dosagem e à possibilidade de se produzirem reações adversas importantes. A dosagem deve ser ajustada segundo as características individuais de cada paciente, em função da resposta clínica, aparecimento de toxicidade e em alguns casos, das concentrações plasmáticas da amiodarona. A amiodarona endovenosa não apresenta incompatibilidade com as soluções parenterais rotineiramente utilizadas.
Deve ser evitada a administração de concentrações menores que 150 mg em 250 mL de solução.
Visto que, em altas diluições pode ocorrer precipitação de sais de cloridrato de amiodarona.
Recomenda-se mudar para a via oral na dose de manutenção no 4º ou 5º dia de tratamento.
Esta via deve ser evitada em caso de cardiomegalia e principalmente se houver disfunção ventricular severa, particularmente em pacientes idosos. ANCORON® injetável deve ser administrado preferivelmente através de um cateter venoso central (subclavia ou jugular) devido às reações locais que podem ocorrer em veias periféricas. A velocidade de infusão deve ser cuidadosamente controlada e em caso de reação adversa deve ser diminuída ou interrompida.

Dose Endovenosa Usual Para Adultos
Injeção em bolo lento: em caso de se requerer uma supressão rápida da arritmia, administra-se injeção lenta por via endovenosa na dose de no máximo 5 mg por kg de peso corporal durante um período de 5 minutos, podendo repetir uma 2º injeção na mesma dose após pelo menos 15 minutos (tempo médio transcorrido até que se produza o efeito terapêutico máximo).

Infusão endovenosa intermitente: 5 mg por kg de peso podem ser infundidos em um período de 20 minutos a 2 horas, usualmente em concentrações de 300 mg de amiodarona em 250 mL de solução glicosada a 5%. A dose pode ser repetida 2 a 4 vezes, de modo que em 24 horas sejam administrados de 450 mg a 1.200 mg.

Infusão endovenosa contínua: usualmente concentrações de 300 mg de amiodarona em 250
mL de solução glicosada a 5% podem ser infundidas com ou sem bomba de infusão contínua 10-20 mg/kg/dia (aproximadamente 7-14 mcg/kg/min.).

Dose Endovenosa Usual Para Crianças
Injeção em bolo lento: em caso de se requerer uma suspensão rápida da arritmia, administra-se injeção lenta por via endovenosa na dose de 3-6 mg por kg de peso corporal durante um período de 5 minutos.