Bula para paciente xenical

XENICAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de XENICAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com XENICAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Solicitamos a gentileza de ler cuidadosamente as informações abaixo. Caso não esteja seguro a respeito de determinado item, favor informar ao seu médico.
Xenical® (orlistate) associado a dieta levemente menos calóricas do que o habitual é eficaz no controle de peso a longo prazo (perda de peso e prevenção de novo ganho de peso). Além disso, Xenical® (orlistate) proporciona melhora de certas doenças comumente associadas à obesidade, dentre elas a hipertensão, níveis elevados de colesterol no sangue e o diabetes mellitus não insulino-dependente (ou do tipo 2).
Ação esperada do medicamento
Xenical® (orlistate) é um medicamento prescrito para reduzir o peso, sendo útil, portanto, para o tratamento da obesidade e do excesso de peso prejudicial à saúde. Sabe-se que o excesso de peso traz consigo uma série de riscos, como elevação da pressão arterial, aumento do açúcar no sangue e altos níveis de colesterol, os quais podem provocar hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, sabe-se também que a gordura é o principal nutriente responsável pelo excesso de peso e pela obesidade. Xenical® (orlistate) age diretamente no sistema digestivo, impedindo que cerca de 30% da gordura ingerida com a alimentação seja absorvida em cada refeição, sendo este “excesso” eliminado com as fezes. Portanto, seu organismo deixará de armazenar uma boa quantidade de gorduras por refeição, ajudando-o a reduzir o peso, prevenir um novo ganho de peso e diminuir assim os riscos do diabetes, da hipertensão e do colesterol aumentado.
Xenical®(orlistate) também está indicado em conjunto com uma dieta com menos calorias, para pacientes com diabetes e com sobrepeso ou obesidade, a fim de melhorar o controle do diabetes.
A perda de peso e os benefícios decorrentes do uso de Xenical® (orlistate) iniciam-se, normalmente, dentro das primeiras duas semanas de tratamento.
Cuidados de armazenamento
As embalagens-blíster de Xenical® (orlistate) devem ser conservadas em temperatura abaixo de 25°C e deverão ser protegidas da umidade.
Prazo de validade
Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto). Não tome o medicamento após a data de validade indicada na embalagem; pode ser prejudicial à saúde. O uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido não é aconselhável, podendo ser prejudicial à saúde.
Gravidez e lactação
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Em estudos de reprodução em animais, não foram observados efeitos embriotóxicos ou teratogênicos com Xenical® (orlistate). Na ausência de teratogenicidade em animais, nenhum efeito tipo malformação deve ser esperado em humanos. Todavia, pela inexistência de dados clínicos, o uso de Xenical® (orlistate) não é recomendado durante a gravidez. Informe ao médico se está amamentando. Você não deverá amamentar durante o tratamento com Xenical® (orlistate).
Cuidados de administração
Siga rigorosamente as instruções de uso deste medicamento, conforme informado pelo seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento, caso contrário, você poderá não obter os benefícios máximos de Xenical® (orlistate).
A dose diária recomendada de Xenical® (orlistate) é de uma cápsula de 120 mg, tomada durante ou até uma hora após cada uma das três refeições principais. Tome cada cápsula com um pouco de água.
Xenical® (orlistate) deverá ser associado a uma alimentação com leve redução de calorias. No máximo 30% destas calorias devem ser provenientes de gorduras. Distribua bem sua ingestão diária de gorduras, carboidratos e proteínas entre as três refeições. Siga as orientações do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Ações a serem adotadas em caso de superdosagem
Caso venha a ingerir mais cápsulas do que a quantidade recomendada, ou se alguém ingerir seu medicamento acidentalmente, contate um médico ou um hospital, visto que poderá necessitar de atenção médica.
Ações a serem adotadas quando não foram administradas uma ou mais doses
Caso tenha esquecido de tomar uma das doses de Xenical® (orlistate), não tome uma dose duplicada na próxima tomada. Continue normalmente a tomar as próximas doses, nos horários normais. Se tiver esquecido diversas doses, solicitamos que informe ao seu médico e siga suas instruções.
Interrupção do tratamento
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Reações adversas
Junto com os efeitos desejados, todos os medicamentos podem provocar reações adversas. Comunique ao seu médico, caso não se sinta bem tomando Xenical® (orlistate).
Informe o seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
A maioria dos eventos adversos relacionados ao uso de Xenical® (orlistate) decorre de sua própria ação no sistema digestivo. Caso surjam, tais sintomas são em geral leves, ocorrem no início do tratamento e desaparecem após um curto período de tempo. A intensidade pode aumentar após a ingestão de refeições com alto teor de gorduras, melhorando com a continuidade do tratamento e seguindo-se a alimentação recomendada. Geralmente, esses eventos incluem: perdas ou evacuações oleosas, flatulência com perdas oleosas, urgência para evacuar e aumento das evacuações. Caso esteja preocupado a respeito destas reações ou perceba outros efeitos não mencionados, solicitamos que informe seu médico a esse respeito.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS
Ingestão concomitante com outras substâncias
Antes de iniciar o tratamento, assegure-se de que seu médico tenha conhecimento de que você está tomando outros medicamentos (incluindo aqueles que não foram prescritos por ele). Foi observada redução dos níveis sangüíneos de ciclosporina durante a administração concomitante com Xenical® (orlistate), além de uma potencial redução no efeito terapêutico da amiodarona.
Contra-indicações e precauções
Informe ao seu médico, antes de iniciar o tratamento com Xenical® (orlistate), caso possua alergia prévia a outros medicamentos, alimentos, tinturas ou se estiver tomando outros medicamentos, incluindo aqueles obtidos sem prescrição médica.
Você não deverá tomar Xenical® (orlistate) se for alérgico ao Xenical® (orlistate) ou a qualquer outra substância contida na fórmula. Tampouco deverá usar Xenical® (orlistate) caso seja portador de problemas crônicos de absorção intestinal ou de problemas na vesícula biliar.
Siga as orientações nutricionais de seu médico ou nutricionista.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
Como a perda de peso possui diversos efeitos benéficos sobre o diabetes, pode ser que seu médico necessite modificar as doses de certos medicamentos que estejam sendo tomados concomitantemente. Uma redução nos níveis plasmáticos de ciclosporina foi observada durante a administração concomitante de Xenical® (orlistate). Os parâmetros de coagulação devem ser monitorados em pacientes tratados concomitantemente com o uso de anticoagulante oral. Uma potencial redução do efeito terapêutico da amiodarona é possível.
Para obter o máximo benefício de Xenical® (orlistate), você deverá observar as orientações nutricionais que foram recomendadas pelo seu médico ou nutricionista.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas
Xenical® (orlistate) não possui efeitos conhecidos sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas.
Não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.