Superdosagem zanidip

ZANIDIP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZANIDIP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZANIDIP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Após a comercialização do medicamento, dois casos de superdose foram relatados (150 mg e 280 mg de lercanidipino, respectivamente, ingeridos numa tentativa de cometer suicídio). O primeiro paciente apresentou sonolência e foi tratado através de lavagem gástrica. O segundo paciente desenvolveu choque cardiogênico com isquemia grave do miocárdio e insuficiência renal moderada e foi tratado com altas doses de catecolaminas, furosemida, digitálico e dilatadores parenterais de plasma. Ambos os casos foram resolvidos sem sequelas. Como para outros compostos diidropiridínicos, pode ser que a superdose resulte em excessiva vasodilatação periférica, com hipotensão acentuada e taquicardia reflexa. No caso de hipotensão grave, bradicardia e inconsciência, suporte cardiovascular pode ser necessário, com administração intravenosa de atropina para a bradicardia. Em vista do prolongado efeito farmacológico de lercanidipino, é essencial que o estado cardiovascular do paciente que tomou a superdose seja monitorado por pelo menos 24 horas. Não há informação sobre valores da diálise. Uma vez que o lercanidipino é altamente lipofílico, é muito provável que os níveis plasmáticos não indiquem a duração do período de risco e a diálise pode não ser efetiva.
Se o paciente ingerir uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. No caso de superdose aconselha-se proceder o esvaziamento gástrico, tratamento sintomático e medidas de suporte.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.