Características farmacológicas androsten

ANDROSTEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ANDROSTEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ANDROSTEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



ANDROSTEN é constituído pelo extrato seco de tribulus (Tribulus terrestris) padronizado em saponinas esteroidais calculadas como protodioscina.
A protodioscina eleva os níveis de dehidroepiandrosterona (DHEA) no fluxo sanguíneo. O DHEA é um hormônio envolvido no sistema imune e o seu aumento resulta em uma melhor autoestima e bem-estar geral. A protodioscina age, também, simulando a enzima 5-a-redutase, a qual converte a testosterona em dehidrotestosterona (DHT). O DHT possui um importante papel na formação das células sanguíneas e no desenvolvimento muscular.
Isto contribui diretamente com a sensação de bem-estar físico e melhora da circulação de oxigênio pelo corpo.
Com relação à espermatogênese, a protodioscina estimula as células germinativas e de Sertoli, aumenta o número de espermatogônias, espermatócitos e espermátides sem alterar o diâmetro dos túbulos seminíferos, resultando no aumento na produção de espermatozoides.
A protodioscina regula o balanço hormonal do organismo sem interferir nos mecanismos fisiológicos de regulação hormonal.
Visto que alguns estudos relatam o uso do Tribulus para os casos de frigidez, esterilidade ovariana endócrina, climatério e síndrome pós-castração, este medicamento pode ser indicado para o sexo feminino.