Advertências zinacef

ZINACEF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINACEF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINACEF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Recomenda-se cuidado especial para os pacientes que já experimentaram reação anafilática à penicilina ou a outros beta-lactâmicos. Recomenda-se cautela na administração de antibióticos cefalosporínicos em doses elevadas quando o paciente está em uso concomitante de diuréticos potentes, como a furosemida, e com aminoglicosídeos, uma vez que há suspeita de que tais associações afetem adversamente a função renal. A função renal deve ser monitorada nestes pacientes, nos idosos e naqueles com disfunção renal pré-existente.
Assim como em outros regimes terapêuticos usados no tratamento da meningite, foi relatada perda de audição de leve a moderada em número reduzido de pacientes pediátricos tratados com Zinacef®. Também foi notada persistência de culturas de líquido cérebro- espinhal positivas para Haemophilus influenzae em 18-36 horas após a injeção de Zinacef®, assim como em outras antibioticoterapias. Entretanto, a relevância clínica destes achados é desconhecida.
Assim como acontece com outros antibióticos, o uso de Zinacef® pode resultar no crescimento de cândida. O uso prolongado pode também resultar no crescimento de outros micro-organismos não suscetíveis (por exemplo: Enterococus, Clostridium difficile), o que pode requerer a interrupção do tratamento.
Foram reportados casos de colite pseudomembranosa com o uso de antibióticos, cuja gravidade pode variar de leve à fatal. Entretanto, é importante considerar este diagnóstico em pacientes que desenvolverem diarreia durante ou após o uso de antibióticos. Se ocorrer diarreia prolongada ou significativa ou o paciente apresentar cólicas abdominais, o tratamento deve ser descontinuado imediatamente e o paciente deve ser examinado em seguida.
Em um regime de terapia sequencial, o tempo de troca para a terapia oral é determinado pela gravidade da infecção, o estado clínico do paciente e a suscetibilidade dos patógenos envolvidos. Se não houver melhora clínica em 72 horas, deve ser mantido o tratamento parenteral.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Não foram reportados.

Gravidez e lactação
Embora não haja evidência experimental de efeitos embriopáticos ou teratogênicos atribuíveis ao Zinacef®, deve-se ter precaução, como com qualquer medicamento, quando de seu uso em mulheres nos estágios iniciais da gestação.A cefuroxima é excretada no leite materno, portanto, deve-se administrar Zinacef® com cautela em lactantes.
Categoria C de risco na gravidez

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.