Posologia de zinacef

ZINACEF com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINACEF têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINACEF devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de uso
-Administração intramuscular: adicionar ao Zinacef® 3 mL de água bidestilada para injeção. Agitar delicadamente até que se forme uma suspensão opaca.
-Administração intravenosa: dissolver Zinacef® em, no mínimo, 6 mL de água bidestilada.
-Infusão intravenosa: dissolver 1,5 g de Zinacef® em 15 mL de água para injeção. A seguir, a solução reconstituída deve ser adicionada a 50 ou 100 mL de um líquido para infusão compatível (Ver o item Compatibilidade). Estas soluções podem ser administradas diretamente na veia ou através de entrada apropriada do equipamento de perfusão, caso o paciente esteja recebendo líquidos por via parenteral.
Não aplicar mais do que 750 mg em um local intramuscular.

Incompatibilidade
Zinacef® não deve ser misturado a antibióticos aminoglicosídeos na mesma seringa.
O pH da solução de bicarbonato de sódio a 2,7% p/v afeta consideravelmente a cor da solução, não sendo, portanto, recomendada para diluição do Zinacef®. Todavia, se necessário, para pacientes que estejam recebendo o bicarbonato de sódio por infusão, o Zinacef® poderá ser introduzido através da borracha do equipo.

Compatibilidade
1,5 g de Zinacef® reconstituído com 15mL de água estéril para injeções pode ser adicionado ao metronidazol injetável (500 mg/100mL) e ambos retêm sua potência por até 24 horas quando mantido em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30º C), protegido da luz.
1,5 g de Zinacef® é compatível com 1 g de azlocilina (em 15 mL), ou 5 g (em 50 mL) por até 24 horas se mantido a 4°C, ou 6 (seis) horas quando mantido em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30º C).
Zinacef® (5 mg/mL) em xilitol injetável a 5% p/v ou 10% p/v pode ser armazenado por até 24 horas quando mantido em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C).
Zinacef® é também compatível com soluções aquosas contendo cloridrato de lidocaína em concentrações de até 1%. Sua potência se mantém por até 24 horas em temperatura ambiente em:
-Cloreto de sódio 0,9% p/v, BP (British Pharmacopoeia – Farmacopéia Britânica)
-Glicose a 5% BP
-Cloreto de sódio 0,18% p/v + glicose 4% BP
-Glicose a 5% e cloreto de sódio 0,9%
-Glicose a 5% e cloreto de sódio 0,45%
-Glicose a 5% e cloreto de sódio 0,225%
-Glicose a 10%
-Açúcar invertido a 10% em água para injeção
-Solução de Ringer, USP (United States Pharmacopoeia – Farmacopéia dos Estados Unidos)
-Solução de Ringer com lactato, USP.
-Lactato de sódio M/6.
-Solução de Hartmann (solução de lactato de sódio composto).
A estabilidade do Zinacef® em solução de cloreto de sódio 0,9% p/v em solução de glicose a 5% não é afetada pela presença de fosfato sódico de hidrocortisona.
Zinacef® tem demonstrado ser compatível até 24 horas em temperatura ambiente quando misturado em infusão intravenosa com heparina (10 e 50 unidades/mL) em cloreto de sódio 0,9% e com cloreto de potássio (10 e 40 mEqL) em cloreto de sódio 0,9%.

Posologia
Recomendações gerais
Adultos: Muitas infecções respondem ao tratamento com 750 mg de cefuroxima três vezes ao dia, através de injeções intramusculares ou intravenosas. Para infecções de maior gravidade, a dose poderá ser elevada para 1,5 g três vezes ao dia, por via intravenosa. A frequência das injeções intramusculares ou intravenosas pode ser aumentada, se necessário, para quatro administrações diárias (a cada 6 horas), somando doses diárias totais de 3 g a 6 g.
Lactentes e crianças: 30 a 100 mg/kg/dia, divididos em três ou quatro doses. A dose de 60 mg/kg/ dia é normalmente satisfatória para a maioria das infecções.
Recém-nascidos: 30 a 100 mg/kg/dia divididos em duas ou três doses. Nas primeiras semanas de vida, a meia-vida sérica da cefuroxima pode ser três a cinco vezes a observada no adulto.

Gonorreia
Adultos: administrar uma dose única de 1,5 g, em duas injeções I.M. de 750 mg em locais de aplicação diferentes, como, por exemplo, em cada nádega.

Meningite
Zinacef® é adequado como terapia única na meningite bacteriana devido à sensibilidade das linhagens. Adultos: 3 g I.V. de 8 em 8 horas.
Lactentes e crianças: 150-250 mg/kg/dia I.V. divididos em três ou quatro doses. Recém-nascidos: 100 mg/kg/dia I.V.

Na profilaxia de infecções
A dose usual é 1,5 g por via intravenosa com a indução da anestesia para cirurgias abdominais pélvicas e ortopédicas. Esta dose pode ser suplementada com duas doses de 750 mg I.M. 8 (oito) e 16 horas após a primeira dose.
Em cirurgias cardíacas, pulmonares, esofágicas e vasculares, a dose usual é 1,5 g I.V. com a indução da anestesia e complementada com 750 mg I.M. três vezes ao dia nas próximas 24 a 48 horas.
Na substituição total de articulações, 1,5 g de cefuroxima em pó seco pode ser misturado com o conteúdo de uma embalagem do cimento do polímero de metacrilato de metila antes de adicionar o monômero líquido.

Na terapia sequencial
Adultos: a duração tanto da terapia parenteral quanto da oral é determinada pela gravidade da infecção e pelo estado clínico do paciente.

Pneumonia
1,5 g de Zinacef®, duas ou três vezes ao dia, por via intramuscular ou intravenosa, por um período de 48-72h, seguida por uma dose de 500 mg, duas vezes ao dia, do éster axetilcefuroxima (Zinnat®), por um período de 7-10 dias.

Exacerbações agudas de bronquite crônica
750 mg de Zinacef®, duas ou três vezes ao dia, por via intramuscular ou intravenosa, por um período de 48-72h, seguida por 500 mg, duas vezes ao dia, do éster axetilcefuroxima (Zinnat®), por 5-10 dias.

Na insuficiência renal
A exemplo dos demais antibióticos excretados pelos rins, nos pacientes portadores de insuficiência renal importante recomenda-se reduzir a dose do Zinacef® a fim de compensar a excreção mais lenta.
Não é necessário reduzir a dose padrão (750 mg; 1,5 g três vezes ao dia) até que o clearance de creatinina chegue a 20 mL/min ou menos.
Nos casos de insuficiência renal importante (clearance de creatinina de 10 – 20 mL/min), são recomendados 750 mg duas vezes ao dia e, nos casos de insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 10 mL/min), uma única dose diária de 750 mg será satisfatória. Nos pacientes sob hemodiálise deve-se administrar uma dose suplementar de 750 mg I.M. ou I.V. ao final de cada procedimento. Em adição ao uso parenteral, a cefuroxima pode ser incorporada ao fluido de diálise peritoneal (geralmente 250 mg para cada dois litros de fluido de diálise).
Para pacientes com falência renal em hemodiálise arteriovenosa contínua ou hemofiltração de alto fluxo em unidades de terapia intensiva, são apropriadas doses de 750 mg duas vezes ao dia. Para hemofiltração de baixo fluxo, siga a dosagem recomendada para insuficiência renal.

Posologia de Zinacef® para adultos com insuficiência renal:

Dose máxima 10-20 mL/min (insuficiência renal importante) 750 mg duas vezes ao dia
<10 mL/min (insuficiência renal grave) 750 mg uma vez ao dia