Características farmacológicas zinnat

ZINNAT com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINNAT têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINNAT devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades Farmacodinâmicas
Zinnat® é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral cujo princípio ativo é a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação sobre grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. Zinnat® permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. O fármaco é geralmente ativo contra os seguintes microrganismos in vitro:
-Aeróbios gram-negativos: Haemophilus influenzae (inclusive linhagens resistentes à penicilina), Haemophilus parainfluenzae, Neisseria gonorrhoeae (inclusive cepas produtoras e não produtoras de penicilinase), Escherichia coli, Klebsiella spp., Proteus mirabilis, Moraxella (Branhamella) catarrhalis, Providencia spp. e Proteus rettgeri
-Aeróbios gram-positivos: Staphylococcus aureus (inclusive linhagens produtoras e não produtoras de penicilinase), Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus pyogenes (e outros estreptococos β-hemolíticos), Streptococcus grupo B (Streptococcus agalactiae).
-Anaeróbios: cocos gram-negativos e gram-positivos (inclusive Peptococcus e Peptostreptococcus sp.), bacilos gram-positivos (inclusive
Clostridium sp.) e bacilos gram-negativos (inclusive Bacteroides e Fusobacterium sp.) e Propionibacterium spp -Outros microrganismos: Borrelia burgdorferi
-Os seguintes microorganismos são resistentes à cefuroxima: Clostridium difficile, Pseudomonas spp., Campylobacter spp.,
Acinetobacter calcoaceticus, Listeria monocytogenes, cepas de Staphylococcus aureus e Staphylococcus epidermidis resistentes à meticilina, Legionella spp.
-Algumas cepas dos seguintes gêneros são resistentes à cefuroxima: Enterococcus (Streptococcus) faecalis, Morganella morganii, Proteus vulgaris, Enterobacter spp., Citrobacter spp., Serratia spp., Bacteroides fragilis.
Propriedades farmacocinéticas
Após a administração oral, Zinnat® é absorvido no trato gastrintestinal e rapidamente hidrolisado na mucosa intestinal e no sangue, liberando a cefuroxima na circulação.
A absorção ideal ocorre quando a dose é administrada logo após uma refeição.
Os níveis séricos máximos (2-3 mg/L na dose de 125 mg, 4-6 mg/L na dose de 250 mg, 5-8 mg/L na dose de 500 mg e 9-14 mg/L na dose de 1 g) ocorrem cerca de 2 a 3 horas após o uso quando o medicamento é tomado depois das refeições, enquanto com a administração intravenosa os picos ocorrem imediatamente após a tomada.
A absorção da suspensão da cefuroxima é mais prolongada em comparação com a dos comprimidos, o que leva a níveis de pico plasmático menores e mais tardios e a uma biodisponibilidade sistêmica reduzida (de 4% a 17% menores); a meia-vida sérica varia entre 1 e 1,5 hora. A ligação às proteínas oscila entre 33% e 50%, conforme a metodologia utilizada. A cefuroxima não é metabolizada, e sua excreção se dá por filtração glomerular e secreção tubular.
A administração concomitante de probenecida aumenta em 50% a área sob a curva de concentração plasmática versus tempo. Os níveis séricos da cefuroxima são reduzidos por hemodiálise.