Características farmacológicas zinnat susp

ZINNAT SUSP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINNAT SUSP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINNAT SUSP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
Zinnat® Pó para Suspensão Oral é um antibiótico cefalosporínico sintético desenvolvido para administração oral cujo princípio ativo é a axetilcefuroxima. Possui amplo espectro de ação contra grande número de microrganismos gram-positivos e gram-negativos. Zinnat® Pó para Suspensão Oral permanece estável diante da penicilinase estafilocócica e da β-lactamase. A ação bactericida da cefuroxima resulta da inibição da síntese da parede celular de vido à sua ligação a proteínas-alvo.
A prevalência de resistência adquirida depende do tempo e região e para algumas espécies pode ser muito alta. É desejável que se obtenha informações locais de resistência, em especial quando se tratar de infecções graves.

Suscetibilidade in vitro de micro-organismos à cefuroxima
Onde a eficácia clínica da cefuroxima foi demonstrada em estudos clínicos há uma indicação com um asterisco (*).
·Espécies comumente suscetíveis:
-Aeróbios gram-positivos: Staphylococcus aureus (sensíveis à meticilina)* e Staphylococcus coagulase negativa (sensíveis à meticilina), Streptococcus pyogenes*, estreptococos β-hemolíticos;
-Aeróbios gram-negativos: Haemophilus influenzae (inclusive cepas resistentes à penicilina)*, Haemophilus parainfluenzae*, Moraxella catarrhalis*, Neisseria gonorrhoeae (inclusive cepas produtoras e não produtoras de pen icilinase);- Anaeróbios gram- positivos: Peptostreptococcus spp., Propionibacterium spp.
-Espiroquetas: Borrelia burgdorferi*
·Organismos para os quais a resistência adquirida pode ser um problema
-Aeróbios gram-positivos: Streptococcus pneumoniae*
-Aeróbios gram-negativos: Citrobacter spp. não incluindo C. freundii, Enterobacter spp., não incluindo E. aerogenes e E. cloacae, Escherichia coli*, Klebsiella spp., incluindo Klebsiella pneumoniae*, Proteus mirabilis, Proteus spp., não incluindo P. penneri e P. vulgaris, Providencia spp.
– Anaeróbios gram-positivos: Clostridium spp., não incluindo C. difficile
– Anaeróbios gram-negativos: Bacteroides spp., não incluindo B. fragilis, Fusobacterium spp.
·Organismos inerentemente resistentes:
-Aeróbios gram-positivos: Enterococcus spp., incluindo E. faecalis e E. faecium; Listeria monocytogenes
-Aeróbios gram-negativos: Acinetobacter spp., Burkholderia cepacia, Campylobacter spp., Citrobacter freundii, Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloacae, Morganella morganii, Proteus penneri, Proteus vulgaris, Pseudomonas spp., incluindo Pseudomonas aeruginosa, Serratia spp., Stenotrophomonas maltophilia
-Anaeróbios gram-positivos: Clostridium difficile
-Anaeróbios gram-negativos: Bacteroides fragilis
-Outros: Chlamydia spp., Mycoplasma spp., Legionella spp.
*A eficácia clínica da cefuroxima foi demonstrada em estudos clínicos.

Propriedades farmacocinéticas
A formulação de Zinnat® Pó para Suspensão Oral , que consiste de grânulos em solução aquosa revestidos com cera, realiza a liberação da droga na parte superior do intestino delgado, onde o medicamento se desintegra rapidamente no estômago [Harding, 1990]. A farmacocinética de Zinnat® Pó para Suspensão Oral foi determinada em voluntários adultos, saudáveis, do sexo masculino através de dois estudos que tinham como objetivo avaliar a biodisponibilidade de Zinnat® Pó para Suspensão Oral em relação a Zinnat® Comprimidos [Donn, 1994]. Em estudo multidose, 24 indivíduos tomaram sete doses de 250mg das duas formulações (suspensão e comprimido) de axetilcefuroxima, em sequência aleatória, após ingestão de alimentos. Os parâmetros da farmacocinética para Zinnat® Pó para Suspensão Oral foram determinados como Cmax 2.21+0.35 mg/mL, Tmax 3.38+1.33 horas, AUC0-¥ 11.29+1.85 mg/mL.h, e T1/2 2.04+0.87 horas. A taxa de absorção de Zinnat® Pó para Suspensão Oral foi reduzida em comparação com Zinnat® Comprimidos, resultando em um pico tardio do nível sérico e alguma redução na biodisponibilidade (<20%).
Para determinar o efeito da alimentação na absorção, 12 voluntários, adultos, do sexo masculino, tomaram dose única de 250 mg de axetilcefuroxima (suspensão ou comprimido), após jejum e após um café da manhã padrão. Assim como já demonstrado para Zinnat®Comprimidos [Sommers, 1984; Finn, 1987], a absorção da cefurox ima é aumentada após ingestão de alimentos [Harding , 1988]. A AUC(0-¥) aumentou de 11.6 para 13.4 mg/mL e a recuperação urinária de 31.9% para 39.1%.
A farmacocinética de Zinnat® Pó para Suspensão Oral foi determinada em 28 pacientes pediátricos com idade entre 3 meses a 12 anos, hospitalizados com infecção que requeria terapia via antibiótico sistêmico.

Absorção
Após a administração, Zinnat® Pó para Suspensão Oral é absorvido no trato gastrintestinal e rapidamente hidrolisado na mucosa intestinal e no sangue, liberando a cefuroxima na circulação.
A absorção da cefuroxima aumenta na presença de ali mentos.
Após a administração de Zinnat® Comprimidos, o pico plasmático (2,1 mg/L na dose de 125 mg, 4,1 mg/L na dose de 250 mg, 7,0 mg/L na dose de 500 mg e 13,6 mg/L na dose de 1 g) ocorre aproximadamente 2 a 3 horas depois da administração da dose ingerida com alimento.
A taxa de absorção diminui quando se usa a suspensão, em comparação ao comprimido, o que leva a níveis de pico plasmático menores e mais tardios e a uma biodisponibilidade sistêmica reduzida (de 4% a 17% menores).

Distribuição
A ligação às proteínas foi por diversas vezes indicada como 33-50%, dependendo da metodologia utilizada.

Metabolismo
A cefuroxima não é metabolizada.

Eliminação
A meia vida plasmática é de 1 a 1,5 hora.
A cefuroxima é excretada por filtração glomerular e secreção tubular. Os níveis plasmáticos da cefuroxima são reduzidos por diálise.

Insuficiência renal
A farmacocinética da cefuroxima foi investigada empacientes com vários graus de insuficiência renal. A meia-vida de eliminação da cefuroxima aumenta com a redução da função renal, que serve como base para a recomendação de ajuste da posologia neste grupo de pacientes (ver Posologia). Em pacientes submetidos à hemodiálise, pelo menos 60% da quantidade total de cefuroxima presente no organismo ao início da diálise será removida durante um período de quatro horas de diálise. Portanto, uma dose única adicional de cefuroxima deve ser administrada assim que se terminar a hemodiálise.