Reações adversas zinnat susp

ZINNAT SUSP com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZINNAT SUSP têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZINNAT SUSP devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas à Zinnat® são geralmente leves e passageiras.
As categorias de frequência adotadas para classificar as reações adversas descritas abaixo foram estimadas, já que, no caso da maioria das reações, não existem dados substanciais que permitam calcular sua incidência. Além disso, a incidência das reações adversas à axetilcefuroxima pode variar de acordo com a indicação.
Dados de estudos clínicos extensos foram usados para determinar a frequência das reações adversas, das muito comuns às raras. As frequências usadas para todos os outros efeitos indesejáveis foram determinadas principalmente por meio de dados pós-comercialização e se referem mais à taxa de relatos do que à frequência real. Dados de estudos controlados com placebo não estavam disponíveis. Nos casos em que foram calculadas com base em dados de estudos clínicos, as incidências tiveram como base dados relacionados à droga (avaliados pelo investigador).
A seguinte convenção foi usada para classificação d as reações adversas de acordo com a frequência: muito comuns (>1/10); comuns (>1/100 a <1/10); incomuns (>1/1.000 a <1/100); raras (>1/10.000 a <1/1.000); e muito raras (<1/10.000).

Reações comuns ( >1/100 e <1/10):
-crescimento de Cândida
-eosinofilia
-dor de cabeça, vertigem
-distúrbios gastrintestinais, inclusive diarreia, náusea e dor abdominal
-aumentos transitórios dos níveis das enzimas hepáticas (ALT (SGPT), AST (SGOT) e LDH)
Reações incomuns (>1/1.000 e <1/100):
-trombocitopenia, leucopenia (às vezes acentuada), e teste de Coombs’ positivo. rash cutâneo
-vômito
Reações raras (>1/10.000 e <1/1.000):
-urticária, prurido
-colite pseudomembranosa (ver Advertências e Precauções)
Reações muito raras (<1/10.000):
-anemia hemolítica. febre medicamentosa, doença do s oro, anafilaxia
-icterícia (predominantemente colestática), hepatite
-eritema multiforme, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica
As cefalosporinas compõem uma classe de fármacos que tendem a ser absorvidos na superfície das membranas dos glóbulos vermelhos e a reagir com os anticorpos dirigidos contra a droga, o que gera resultado positivo do teste de Coombs’ (que pode interferir nos testes de compatibilidade sanguínea) e muito raramente causa anemia hemolítica.

Em caso de eventos adversos, notifique o Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em portal.anvisa.gov.br/notivisa, ou a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.