Bula para paciente zirvit multi

ZIRVIT MULTI com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIRVIT MULTI têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIRVIT MULTI devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é destinado ao tratamento de deficiências de vitaminas e minerais, e em estados de desnutrição.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Este medicamento foi formulado para suprir as necessidades de vitaminas e minerais no organismo, em pacientes com deficiência nutricional, em casos dedesnutrição e em pessoas com intensa atividade fisiológica, nas quais ocorre aumento das necessida des nutricionais diárias.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Embora os componentes deste medicamento sejam todas substâncias necessárias ao organismo, as concentrações das vitaminas e minerais estão acima daquelas recomendadas como suplemento vitamínico-mineral e a dose de algumas substâncias não foram definidas para gestantes e lactantes. Desta forma, a prescrição de Zirvit Multi tanto na gestação como na lactação deve estar estritamente condicionada as situações clínicas específicas caracterizadas pelo médico assistente.

Este medicamento é contraindicado para menores de12 anos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Pacientes com alergia a qualquer componente da fórmula devem fazer uso deste medicamento com cautela.
A ingestão de Zirvit Multi seguida por períodos superiores a 1 hora com o estômago vazio pode provocar dores epigástricas e sensação de desconforto abdominal.
A ingestão concomitante de cloridrato de piridoxina (vitamina B6) e levodopa pode reduzir a eficácia da levodopa no tratamento da doença de Parkinson.
Drogas anti psicóticas e o álcool podem aumentar a susceptibilidade de humanos a toxicidade do manganês.
A riboflavina diminui a atividade antibiótica de estreptomicina, eritromicina, tirotricina, carbomicina e tetraciclina, mas nenhuma inativação ocorre com clo ranfenicol, penicilina ou neomicina.
Tratamento prolongado de tuberculose com isoniazida pode induzir a deficiência de niacina.

Este medicamento contém LACTOSE.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15º e 30º C), protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O medicamento é um comprimido oblongo e coloração branca, com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento deve ser administrado próximo as principais refeições (almoço e jantar). Tomar 1 comprimido revestido ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retorne a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): coceira, irritação da pele, diarreia, náusea, cólica estoma cais, flatulência, vômito, fezes escuras e descoloração da urina.
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor de cabeça, hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue).
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipotensão, confusão mental.
Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento): tosse.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de doses elevadas deste medicamento pode provocar efeitos irritantes no tubo digestivo pela presença dos oligoelementos minerais. Neste caso, é conveniente procurar orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.