Interações medicamentosas zomig

ZOMIG com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOMIG têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOMIG devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Não há evidência de que o uso concomitante de medicamentos para a profilaxia da enxaqueca tenha qualquer efeito sobre a eficácia ou efeitos não desejados de ZOMIG e ZOMIG OD (ex.: betabloqueadores, diidroergotamina oral, pizotifeno).
A farmacocinética e a tolerabilidade de zolmitriptana não foram afetadas por tratamentos sintomáticos agudos como paracetamol, metoclopramida e ergotamina.
Foram relatadas reações vasoespásticas prolongadas causadas por drogas do tipo-ergot. Devido à possibilidade teórica de que estes efeitos possam ser somados, deve-se ter um intervalo de 24 horas entre o uso de medicamento contendo ergotamina ou tipo-ergot (como diidroergotamina ou metilsergida) e zolmitriptana. É aconselhável esperar no mínimo 6 horas após a administração de ZOMIG e ZOMIG OD antes de administrar uma formulação contendo ergotamina.
A administração concomitante de outros agonistas 5-HT1B/1D dentro de 24 horas de tratamento com ZOMIG e ZOMIG OD deve ser evitada.
Casos de síndromes que ameaçam a vida têm sido relatados durante o uso combinado de triptanos e ISRS (ex.: fluoxetina, paroxetina e sertralina) e ISRSN (ex.: venlafaxina e duloxetina) (ver item Advertências e Precauções).
Após a administração de moclobemida, um inibidor específico da MAO-A, houve um pequeno aumento na AUC (26%) para zolmitriptana e um aumento de 3 vezes na AUC do metabólito ativo. Portanto, recomenda- se a dose máxima de 5 mg de ZOMIG e ZOMIG OD em 24 horas em pacientes que estejam em tratamento com inibidor da MAO-A.
Após a administração de cimetidina, um inibidor geral do citocromo P450, a meia-vida da zolmitriptana foi elevada em 44% e a AUC aumentou em 48%. Além disto, foram dobradas a meia-vida e a AUC do metabólito ativo N-desmetilado (183C91). É recomendada uma dose máxima de 5 mg de ZOMIG e
ZOMIG OD em 24 horas para pacientes em tratamento com cimetidina. Baseado no perfil de interação global, uma interação com inibidores da isoenzima CYP1A2 do citocromo P450 não pode ser excluída. Portanto, a mesma redução da dose é recomendada com componentes deste tipo, assim como fluvoxamina e antibióticos do grupo das quinolonas (ex.: ciprofloxacino). Após a administração de rifampicina, não foram observadas diferenças clinicamente relevantes na propriedade farmacocinética da zolmitriptana ou de seu metabólito ativo.