Posologia de zomig

ZOMIG com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOMIG têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOMIG devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
ZOMIG e ZOMIG OD devem ser utilizados por via oral.
O comprimido revestido de ZOMIG deve ser engolido inteiro com água.
O comprimido revestido de ZOMIG não deve ser partido ou mastigado.
O comprimido orodispersível de ZOMIG OD dissolve-se rapidamente quando colocado na língua e é engolido com a saliva do paciente. Não há necessidade da ingestão de água quando o comprimido orodispersível de ZOMIG OD é administrado. ZOMIG OD pode ser tomado quando a água não está disponível, permitindo uma administração rápida para o tratamento das crises da enxaqueca. Esta formulação também pode ser benéfica para pacientes que sofrem de náusea e são incapazes de ingerir líquidos durante a crise da enxaqueca, ou para pacientes que não gostam de tomar comprimidos convencionais.

Posologia
A dose recomendada de ZOMIG e ZOMIG OD para tratar a crise da enxaqueca é de 2,5 mg.

ZOMIG e ZOMIG OD proporcionam uma eficácia significativa dentro de 1 hora após a administração.
Se os sintomas persistirem ou retornarem em 24 horas, uma segunda dose tem se mostrado eficaz. Se uma segunda dose for necessária, ela não deve ser administrada dentro de 2 horas após a dose inicial.
Se o paciente não obtiver alívio satisfatório com doses de 2,5 mg, as crises subsequentes podem ser tratadas com doses de 5 mg de ZOMIG ou ZOMIG OD.
ZOMIG e ZOMIG OD são eficazes quando administrados durante a crise da enxaqueca, embora seja recomendado tomá-los o mais cedo possível após o início dos sintomas.
Na ocorrência de crises recorrentes é recomendado não exceder a dose total de 10 mg de ZOMIG e ZOMIG OD, em um período de 24 horas.
ZOMIG e ZOMIG OD não são indicados para a profilaxia da enxaqueca.
ZOMIG e ZOMIG OD são eficazes na enxaqueca, com ou sem aura, e na enxaqueca associada à menstruação. A eficácia de ZOMIG e ZOMIG OD não é afetada pelo sexo, duração da crise, náusea antes do tratamento e uso concomitante de medicamentos profiláticos comuns para enxaqueca.

Uso em crianças
A eficácia de ZOMIG e ZOMIG OD não foi estabelecida em estudo clínico placebo-controlado com pacientes de 12 a 17 anos de idade. O perfil e a frequência das reações adversas são consistentes com o uso de ZOMIG e ZOMIG OD em adultos.
A eficácia e a segurança de ZOMIG e ZOMIG OD em pacientes pediátricos abaixo de 12 anos não foram avaliadas.

Pacientes idosos
A segurança e a eficácia de ZOMIG e ZOMIG OD em indivíduos com idade acima de 65 anos não foram sistematicamente avaliadas.

Pacientes com insuficiência hepática
Embora o metabolismo em pacientes com insuficiência hepática leve ou moderada seja reduzido (ver item Propriedades Farmacocinéticas), não é necessário o ajuste da dose. Entretanto, para pacientes com insuficiência hepática grave é recomendada uma dose máxima de 5 mg em 24 horas.

Pacientes com insuficiência renal
Não há necessidade de ajustar a dose (ver item Propriedades Farmacocinéticas).