Posologia de zotac

ZOTAC com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZOTAC têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZOTAC devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como uma recomendação geral, a dose deve ser individualmente ajustada. As reações adversas podem ser minimizadas utilizando a menor dose efetiva no período de tempo mais curto necessário para controlar os sintomas (vide “Advertências e precauções”). As cápsulas devem ser engolidas inteiras com líquido, de preferência durante as refeições.

População alvo geral: adultos
A dose recomendada de Zotac em adultos é de 1 a no máximo 2 cápsulas por dia, dependendo da gravidade de cada caso.
Se necessário, os adultos devem tomar 1 cápsula de Zotac duas vezes ao dia. A dose diária deve ser dividida em duas ingestões separadas.
Nos casos de menor gravidade e de tratamentos prolongados, a administração de 1 cápsula ao dia, em geral, é suficiente.

Populações especiais
– Crianças e adolescentes (menores de 18 anos de idade)
Zotac não é adequado para crianças e adolescentes devido a sua alta dosagem e a impossibilidade de ajustar a dose individualmente.
– Pacientes geriátricos (65 anos ou mais)
Em geral, nenhum ajuste de dose inicial é requerido para pacientes idosos. Entretanto, precaução é indicada por patologias associadas, especialmente para pacientes idosos debilitados ou aqueles com baixo peso corporal (vide “Advertências e precauções”).
– Doença cardiovascular estabelecida ou fatores de risco cardiovascular significativos
O tratamento com Zotac geralmente não é recomendado em pacientes com doença cardiovascular estabelecida ou hipertensão não controlada. Se necessário, pacientes com doença cardiovascular estabelecida, hipertensão não controlada, ou fatore s de risco significativos para doenças cardiovasculares, devem ser tratados com Zotac somente após avaliação cuidadosa e somente para doses diárias <= 100mg, se tratado por mais do que 4 semanas (vide “Advertências e precauções”).

– Insuficiência renal
Zotac é contraindicado a pacientes com insuficiência renal (GFR < 15mL/min/1.73m2) (vide “Contraindicações”).
Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência renal, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomenda-se cautela quando Zotac é administrado a pacientes com insuficiência renal (vide “Advertências e precauções”).

– Insuficiência hepática
Zotac é contraindicado a pacientes com insuficiência hepática (vide “Contraindicações”). Não foram realizados estudos específicos em pacientes com insuficiência hepática, portanto não pode ser feita recomendação no ajuste específico da dose. Recomend a-se cautela quando Zotac é administrado a pacientes com insuficiência hepática leve a moderada (vide “Advertências e precauções”).

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.