Advertências retin-a creme, gel

Retin-a Creme, Gel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Retin-a Creme, Gel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Retin-a Creme, Gel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Retin-A® Micro não deve ser aplicado próximo aos olhos, boca, narinas e membranas mucosas.

Irritação local
A pele de alguns pacientes pode se tornar excessivamente seca, vermelha, com vesículas ou crostas durante o tratamento com Retin-A®Micro. Se o grau de irritação for muito intenso, a frequência da aplicação deverá ser reduzida ou o tratamento interrompido temporariamente. Nos casos mais graves, o tratamento deverá ser suspenso. A eficácia da aplicação em frequência reduzida não foi estudada. Se ocorrer reação sugestiva de sensibilidade, o uso do produto deve ser descontinuado. Pode ocorrer, também, ressecamento excessivo da pele. Neste caso, o uso de um emoliente apropriado durante o dia pode ser útil.
Condições climáticas extremas como vento ou frio podem irritar a pele tratada com tretinoína.
A tretinoína pode causar irritação grave em peles eczematosas e seu uso nestes pacientes deve ser extremamente cuidadoso.

Exposição à luz solar
Deve-se reduzir ou evitar a exposição à luz solar, incluindo as lâmpadas simuladoras de luz solar. Pacientes com queimaduras solares deverão ser instruídos a não utilizar o produto até recuperação completa da susceptibilidade aumentada à luz solar como resultado do uso da tretinoína. Pacientes que por força de suas atividades tiverem que se expor mais ao sol, ou aqueles que apresentarem maior sensibilidade à luz, deverão ter cuidado especial. Recomenda-se prudência e uso de roupas adequadas ou produtos para proteção solar (FPS 15) quando a exposição não puder ser evitada.

USO PEDIÁTRICO
A segurança e a eficácia de Retin-A® Micro não foram estabelecidas em pacientes com idade inferior a 12 anos.

USO GERIÁTRICO
A segurança e a eficácia de Retin-A® Micro não foram estabelecidas na população geriátrica.