Bula para paciente retin-a creme, gel

Retin-a Creme, Gel com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Retin-a Creme, Gel têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Retin-a Creme, Gel devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Ação esperada do medicamento: A melhora das lesões pode ser observada a partir de duas semanas de tratamento, embora mais de 7 semanas sejam necessárias antes que efeitos consistentes sejam observados.

Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Manter a bisnaga sempre bem fechada.

Prazo de validade: 24 meses.
Verifique na embalagem externa se o medicamento obedece ao prazo de validade. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser perigoso para sua saúde.

Gravidez e lactação: Risco Para Mulheres Grávidas. Não Use Este Medicamento, Sem Consultar Seu Médico, Caso Esteja Grávida. Ele Pode Causar Problemas Ao Feto.

INFORME SEU MÉDICO A OCORRÊNCIA

DE GRAVIDEZ DURANTE O TRATAMENTO COM Retin-A® Micro OU APÓS SEU TÉRMINO. INFORMAR AO MÉDICO SE ESTÁ AMAMENTANDO.
DEVIDO AO USO DISSEMINADO DE UM DETERMINADO MEDICAMENTO, PODE-SEESPERAR QUE, AO ACASO, UM PEQUENO NÚMERO DE RELATOS OCORRA SOBRE DEFEITOS DE NASCENÇA ASSOCIADOS TEMPORARIAMENTE À ADMINISTRAÇÃO DO MEDICAMENTO. TRINTA CASOS DE MÁ-FORMAÇÕESCONGÊNITAS ASSOCIADAS TEMPORARIAMENTE, EM SERES HUMANOS, FORAM REPORTADOS DURANTE DUAS DÉCADAS DO USO CLÍNICO DO Retin-A®.
EMBORA NENHUM PADRÃO DEFINIDO DE TERATOGENICIDADE E NENHUMA ASSOCIAÇÃO CAUSAL TENHAM SIDO ESTABELECIDOS EM CONSEQÜÊNCIA DESSESCASOS,CINCODELESDESCREVEMUMRARODEFEITODONASCIMENTO: HOLOPROSENCEFALIA (DEFEITOS ASSOCIADOS À MALFORMAÇÃO DA LINHA CENTRAL DO PROSENCÉFALO). A SIGNIFICÂNCIA DESSES RELATÓRIOS ESPONTÂNEOS, EM TERMOS DE RISCO PARA O FETO, AINDA NÃO É CONHECIDA.
O USO TÓPICO DE Retin-A® Micro SOMENTE DEVE SER FEITO DURANTE A GRAVIDEZ SE OS BENEFÍCIOS JUSTIFICAREM O POTENCIAL RISCO PARA O FETO.
Não Se Sabe Se A Tretinoína É Excretada No Leite Humano, Portanto Deve-Se Ter Cautela Ao Administrar Retin-A® Micro A Lactantes.

Cuidados de administração: Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Quando Retin-A® Micro é usado da forma correta, os resultados terapêuticos podem ser observados depois de 2 semanas, mas podem ser necessárias 7 semanas para observação dos efeitos benéficos. PORTANTO, SIGA RIGOROSAMENTE AS INSTRUÇÕES – SEJA PACIENTE – NÃO INICIE E NEM INTERROMPA O TRATAMENTO POR CONTA PRÓPRIA – SE VOCÊ TIVER DÚVIDAS, CONSULTE SEU MÉDICO.
Para obter melhor resultado com Retin-A® Micro, use a medicação corretamente, seguindo as instruções abaixo:
-Lave a pele com sabonete neutro, seque-a delicadamente e aguarde cerca de quinze minutos para aplicação do produto. Aplique Retin-A® Micro uma vez por dia antes de deitar-se, conforme orientação médica. Use a quantidade especificada pelo seu médico. O excesso de produto poderá irritar a pele e não produzirá um resultado melhor ou mais rápido.
-Aplique somente a quantidade suficiente para cobrir a área afetada e determinada pelo seu médico, evitando o acúmulo de resíduos freqüentes nos sulcos paranasais, labiais e canto dos olhos. Alguns pacientes podem apresentar um resíduo
ligeiramente visível do medicamento depois da aplicação.
-Não utilize o medicamento ao redor dos olhos, nariz, boca e em feridas abertas. Espalhe-o em direção oposta a estas áreas.
Você pode apresentar um pouco de desconforto ou descamação da pele durante os primeiros dias do tratamento. Alguns pacientes também observam que a pele apresenta tom rosado. Estas reações nem sempre ocorrem e, em geral, podem ser reduzidas seguindo-se rigorosamente as instruções. Se os efeitos tornarem-se um grande problema para você, consulte seu médico. Também, no início do tratamento, alguns pacientes podem apresentar leve piora da acne, com o surgimento de pápulas e/ou pústulas. Neste estágio, é importante continuar usando o produto. Durante o tratamento com Retin-A®Micro: Lave delicadamente sua pele com um sabonete suave, sem esfregar, não mais que 2 a 3 vezes ao dia. Seque-a delicadamente com uma toalha. Lembre-se também que o uso de outros medicamentos não recomendados por seu médico pode piorar sua acne. É recomendado aplicar um creme hidratante com protetor solar que não irá agravar a acne, toda manhã depois que lavar a pele afetada.

Interrupção do tratamento: Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Certos pacientes de pele sensível podem apresentar sinais de dermatite (pele avermelhada, edematosa e com secreção líquida). Neste caso, deve-seinterromper a aplicação de Retin-A® Micro até o completo restabelecimento da pele ou reduzir temporariamente a freqüência da aplicação.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Uso concomitante com outras substâncias: Informe seu médico sobre qualquer medicamento ou cosmético que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. Não use outros medicamentos ou cosméticos com oRetin-A® Micro que não forem recomendados pelo seu médico.

Contraindicações: Hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do produto.

Precauções: O tratamento com Retin-A® Micro pode tornar sua pele mais susceptível a queimaduras solares e a outros efeitos adversos do sol. Assim, deve-se evitar a exposição às radiações solares naturais ou artificiais durante o tratamento com Retin-A® Micro.
Quando houver necessidade de expor-se ao sol, proteja as áreas tratadas com Retin-A® Micro. Um protetor solar efetivo deve ser usado toda vez que você ficar exposto ao sol (consulte seu médico sobre o fator de proteção solar mais adequado para sua proteção). Pacientes que por força de suas atividades tiverem que se expor mais ao sol, ou pacientes mais sensíveis às suas radiações, deverão tomar precauções, como o uso de roupas adequadas ou de produtos de proteção solar. Condições climáticas extremas tendem a secar ou queimar até mesmo a pele normal. A pele tratada com Retin-A® Micropode ficar mais vulnerável a estas condições climáticas. Cuidados especiais como exposição a fontes de calor, temperaturas muito baixas, vento e roupas de lã devem ser evitados.
Você deve evitar o uso de produtos que possam secar ou irritar a sua pele, como adstringentes, produtos que contém álcool ou certos sabonetes ou shampoos medicinais e soluções para permanente dos cabelos. Você também deve evitar o contato com pedra pome. Se você apresentar irritação grave ou persistente, interrompa o tratamento e consulte seu médico. Em alguns pacientes, as áreas tratadas com tretinoína podem desenvolver aumento ou diminuição temporária da quantidade de pigmento (cor) presente na pele.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.