Características farmacológicas lerin

Lerin com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Lerin têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Lerin devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O produto LERIN® é uma solução para administração por via tópica oftálmica, que contém o cloridrato de nafazolina, uma substância com propriedades vasoconstritoras, associada ao fenolsulfonato de zinco, uma substância antisséptica e adstringente. O cloridrato de nafazolina corresponde ao 2-1(1-naftilmetil)-2-imidazolina e apresenta a fórmula C14H14N2.HCl e peso molecular de 246,74. O fenolsulfonato de zinco ou 4-hidroxibenzeno sulfonato de zinco, é o sal de zinco do ácido p-hidroxibenzeno-sulfônico, e apresenta a fórmula C12H10O8S2Zn e peso molecular de 411,7.

Farmacodinâmica
As atividades farmacológicas das substâncias presentes no produto LERIN® resultam em uma combinação de efeitos terapêuticos desejáveis para as indicações nas quais o produto é utilizado. O cloridrato de nafazolina é um simpatomimético com acentuada atividade alfa-adrenérgica. É um vasoconstritor que, ao ser aplicado topicamente em membranas mucosas, age de modo rápido e prolongado na redução do edema e congestão. A atividade vasoconstritora da nafazolina apresenta início rápido e duração prolongada. O fenolsulfonato de zinco apresenta propriedades adstringentes, ou seja, que provocam a contração dos tecidos orgânicos moles detendo a descarga de soro e muco, e apresenta também propriedades antissépticas, impedindo a proliferação de microorganismos, provocando sua inativação ou destruição. A ação antimicrobiana é considerada como sendo de fraca intensidade.

Farmacocinética
Foi relatado que o cloridrato de nafazolina sofre absorção sistêmica após a aplicação tópica de soluções contendo este sal. Após aplicação tópica a nafazolina começa a agir em 10 minutos e os efeitos apresentam duração de até 6 horas.
A absorção e penetração do zinco a partir da administração tópica oftálmica de fenolsulfonato de zinco não é mencionada especificamente na literatura. . Isto sugere que a substância aplicada topicamente na superfície ocular não passa para a circulação em quantidades significativas, principalmente considerando a baixa concentração do sal na solução presente no produto LERIN®.