Advertências annita

ANNITA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ANNITA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ANNITA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Instruir o paciente quanto às medidas de higiene recomendadas para combater as parasitoses:
-lavar bem as frutas e verduras;
-lavar bem os utensílios domésticos;
-manter os alimentos e depósitos de água cobertos;
-manter as mãos sempre limpas e as unhas cortadas, evitar levá-las a boca e lavá-las antes das refeições e após ir ao banheiro;
-utilizar água tratada, filtrada ou fervida e não beber água em recipientes impróprios;
-manter local adequado para depósito de fezes humanas ou de animais (fossas e latrinas), evacuar em local apropriado (vaso sanitário) e manter as instalações sanitárias limpas;
-não utilizar fezes humanas como adubo;
-não comer carne suína e/ou bovina crua ou mal cozida;
-não adquirir carne de procedência duvidosa;
-não andar descalço em locais possivelmente infectados.

Lactação
Não se sabe se a nitazoxanida é excretada no leite humano. Portanto, Annita® somente deve ser utilizado durante a lactação se os benefícios justificarem o risco potencial para o lactente.

Gravidez
Estudos de reprodução foram realizados com doses de até 3.200 mg/kg/dia em ratos (aproximadamente 26 vezes a dose clínica para adultos, ajustada à área de superfície corporal) e 100 mg/kg/dia em coelhos (aproximadamente 2 vezes a dose clínica para adultos, ajustada à área de superfície corporal) e não evidenciaram dano ao feto devido à nitazoxanida. No entanto, como não há estudos controlados avaliando o uso em mulheres grávidas, Annita® somente deve ser utilizado durante a gravidez se os benefícios justificarem o risco potencial para o feto.
Categoria B de risco na gravidez: Os estudos em animais não demonstraram risco fetal, mas também não há estudos controlados em mulheres grávidas; ou então, os estudos em animais revelaram riscos, mas que não foram confirmados em estudos controlados em mulheres grávidas.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.