Posologia de claritab

Claritab com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Claritab têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Claritab devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Salvo prescrição médica contrária, as seguintes doses são recomendadas:
A posologia habitual para adultos é de um comprimido de 250 mg, por via oral, a cada 12 horas. Nas infecções mais graves, a posologia pode ser aumentada para 500 mg, a cada 12 horas. A duração habitual do tratamento é de 7 a 14 dias.

Infecção Dose (cada 12 horas) Duração normal (dias)
Faringite tonsilite 250 mg 10
Sinusite maxilar aguda 500 mg 14

Bronquite crônica com exacerbação bacteriana aguda causada por:
S. pneumoniae
M. catarrhalis
H. influenzae

250 mg
250 mg
500 mg

7 – 14
7 – 14
7 – 14

Pneumonia causada por:
S. pneumoniae
M. pneumoniae

250 mg
250 mg

7 – 14
7 – 14

Infecções não-complicadas da pele e estruturas cutâneas 250 mg 7 – 14



Para o tratamento do complexo Mycobacterium avium (MAC), a dose usual diária é de 500 mg a cada 12 horas. Se não for observada resposta clínica ou bacteriológica em 3 a 4 semanas, a dose pode ser aumentada para 1.000 mg, duas vezes ao dia. O tratamento com claritromicina deve continuar pelo tempo em que for demonstrado benefício clínico. A adição de outras medicações contra micobactérias pode ser benéfica.
Para a erradicação do Helicobacter pylori a dose recomendada é de 500 mg, 3 vezes ao dia, por 14 dias.
A claritromicina pode ser utilizada em pacientes idosos, com função renal normal, nas doses habitualmente recomendadas para o adulto.
A dose deve ser ajustada em pacientes com função renal comprometida. Em pacientes com depuração de creatinina inferior a 30 mL/min, a dose deve ser reduzida à metade (250 mg uma vez ao dia ou, em infecções graves, 250 mg duas vezes ao dia). A administração não deve se prolongar além de 14 dias nesses pacientes.
A ingestão de alimentos, pouco antes da administração dos comprimidos de claritromicina, pode atrasar ligeiramente o início da absorção deste medicamento; entretanto, não prejudica a sua biodisponibilidade nem as suas concentrações no organismo.
Não é recomendada a utilização de claritromicina na forma farmacêutica de comprimidos em crianças com idade inferior a 12 anos.

Pacientes idosos
Em pacientes idosos, quando administrada uma dose de claritromicina 500 mg a cada 12 horas, verificou-se que não há aumento de incidência de efeitos adversos quando comparados com pacientes jovens. A claritromicina pode ser utilizada em pacientes idosos, com função renal normal, nas doses habitualmente recomendadas para o adulto.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.